FRAIBURGO

29 maio 2015

Caminhar é Preciso

Exercício físico “universal” pode ser feito dividido em até seis vezes por dia. Ele traz muitos benefícios, mas é preciso preparar antes os músculos.
Não há atividade física tão universal quanto a caminhada. Mesmo quem não tem o hábito de ir a parques ou pistas específicas para praticá-la tem a chance de caminhar todos os dias para realizar atividades do dia a dia, como ir à padaria, por exemplo – e isso, segundo o geriatra dos Hospital de Clínicas da UFPR, Paulo Honaiser, já é benéfico.
“Caminhar uma hora por dia é o ideal, e a pessoa pode dividir isso em três caminhadas de 20 minutos ou seis de dez minutos”, diz. O fracionamento se adapta melhor à rotina e faz com que os sedentários se acostumem aos poucos com a prática de exercícios físicos e comecem a sentir seus benefícios.
Cuidados Necessários
Ainda assim, é preciso que os mais velhos tomem alguns cuidados. “A prevalência de doenças do aparelho locomotor nessa faixa etária são maiores. Se tiver artrite nos joelhos, a caminhada não é o exercício mais recomendado”, diz o professor de educação física da Unicamp, Taiguara Dertelli, que indica uma análise prévia de saúde.
A avaliação física completa antes do início da prática é essencial, assim como a orientação e o acompanhamento de um profissional habilitado, e o uso de roupas e calçados adequados.
Fortalecimento
Antes de começar, preparar os músculos é fundamental.
Para quem quer apostar na caminhada como forma de se manter saudável, verifique a necessidade de recuperar a força muscular antes de começar. “Imagine alguém sedentário há muito tempo. Ele não faz exercício, tem um nível baixo de atividade diária, perdeu massa muscular, já tem uma série de dificuldades. Vai ser penoso começar o exercício”, diz Dertelli. Para estes, a dica do professor da Unicamp é iniciar a prática de atividades físicas por ginásticas e exercícios resistidos. “Qualquer tipo de ginástica que promova o fortalecimento, como a de condicionamento, a calistênica, a hidroginástica, lian gong ou alongamento”, enumera.
Um grande abraço a todos.

Ari

Nenhum comentário:

Postar um comentário