FRAIBURGO

31 dezembro 2013

Feliz Ano Novo: 2014

Feliz ano novo. 
Que 2014 seja repleto de grandes realizações e que todos os sonhos de agora se realizem.

São meus votos a todos os amigos.

Ari Antônio Guindani
Fraiburgo-SC. Dez/2013

30 dezembro 2013

Aurora

“Nosso impulso ao conhecimento é demasiado forte para que ainda possamos estimar a felicidade sem conhecimento ou a felicidade de uma forte e firme ilusão; a inquietude de descobrir e solucionar tornou-se tão atraente e imprescindível para nós como o amor infeliz para aquele que ama: o qual ele não trocaria jamais pelo estado de indiferença. O conhecimento, em nós, transformou-se em paixão que não vacila ante nenhum sacrifício e nada teme, no fundo, senão sua própria extinção…”(NIETZSCHE)

Abraços

Ari


24 dezembro 2013

Oração da Serenidade

Concebida há muito tempo, ainda não temos a autoria perfeitamente definida, mas o que importa neste momento de festas e comemorações é o que esta oração nos transmite com profundidade: 

Concedei-nos, senhor, a Serenidade necessária para aceitar as coisas que não podemos modificar, Coragem para modificar aquelas que podemos e Sabedoria para distinguir umas das outras.

Tenhamos todos um Feliz Natal.

Ari

Ação da Nicotina no Aparelho Respiratório

A dependência da nicotina começa na adolescência. É uma forma de entrar para o grupo, estar no meio, ser diferente, auto estimar-se ou sentir-se independente. 

O médico Drauzio Varela nos ensina que, tão logo a pessoa começa a fumar, tem início uma reação inflamatória provocada pela temperatura elevada da fumaça, que queima não só os pulmões, mas toda a via aérea. Prova disso é o reflexo de tosse que acompanha as baforadas dos principiantes. Depois, os sintomas desagradáveis desaparecem e progressivamente vai aumentando o número de cigarros fumados num dia. A combustão resultante dessa agressão térmica gera partículas de oxigênio, os chamados radicais livres, que têm a capacidade de oxidar as estruturas celulares, destruindo a base arquitetônica dos pulmões.

Dizer que o cigarro faz mal para o pulmão, é apenas parte da verdade. O cigarro lesa as vias respiratórias inteirinhas. O revestimento interno do aparelho respiratório não suporta a toxicidade nem a alta temperatura da fumaça e começa a sofrer um processo de substituição de células. Além disso, a produção de muco aumenta muito. Por quê? Porque o muco funciona como capa protetora do tecido epitelial que reveste as vias aéreas e pode ajudar a expelir os elementos irritantes que foram inalados. Nos brônquios, a fumaça também provoca uma reação inflamatória que provoca destruição progressiva da árvore brônquica.

Portanto, já no dia em que o adolescente começa a fumar, e não tardiamente como muitos pensam, a integridade do aparelho respiratório fica comprometida por duas razões:

a) a destruição dos alvéolos, o que caracteriza uma doença chamada enfisema pulmonar;

b) a mudança da composição do revestimento dos brônquios, o que acaba levando à doença conhecida como bronquite.

Um grande abraço a todos.
Ari

23 dezembro 2013

Nicotina

De acordo com o médio brasileiro Drauzio Varela, a nicotina é uma das drogas que provocam maior dependência física e o cigarro não passa de um dispositivo atraente para facilitar seu consumo.

Tudo ocorre de forma muito simples: a pessoa põe o cigarro na boca e aspira a fumaça que alcança os pulmões. Dos pulmões, a nicotina passa rapidamente para a circulação, espalha-se pelo corpo inteiro e atinge o cérebro onde exerce sua ação aditiva. Na verdade, ela chega mais depressa ao cérebro quando aspirada do que quando injetada na veia.

Não tenho a menor dúvida de que todo fumante gostaria de deixar de fumar. Mesmo aqueles que afirmam – “Não, não estou interessado” – falam assim porque não conseguem abandonar o cigarro e não porque não o queiram.

A crise de abstinência de nicotina manifesta-se em minutos e é pior do que a de outros alcaloides, como os que existem na maconha, na cocaína e na heroína. Esses ainda permitem ao usuário ficar muitas horas longe deles. A nicotina não dá descanso. A pessoa passa duas horas no cinema. Quando as luzes se acendem, está tão desesperada para fumar que desconsidera os avisos e acende o cigarro ainda na sala de exibição.

O fumante sabe que cigarro dá câncer, infarto, derrame cerebral, mas não se abala com isso. O ser humano não liga para as piores desgraças que lhe possam acontecer, desde que ocorram num futuro distante. A espécie foi selecionada assim. De que adiantava ficar planejando a vida para os vinte anos seguintes, se o homem primitivo não sabia se, no fim do dia, estaria vivo para voltar à caverna trazendo a caça que fora buscar para alimentar a família? 
Abraço a todos.
Ari

19 dezembro 2013

Programa Anti-Tabagismo do PA-Central Fecha Ano Com Grande Sucesso

Hoje dia 19/12/2013, mais uma turma do programa anti-tabagismo do Pronto Atendimento Central, localizado na Vila Salete em Fraiburgo-SC, concluiu a primeira parte do tratamento para deixar de fumar.

O trabalho desenvolvido pela assistente social Sra. Marie Cristina Munareto é motivo de alegria para nós, ex-fumantes vitoriosos. Ela consegue reunir mensalmente grande número de dependentes e com muito carinho levá-los a participar do programa. Obrigado Sra. Marie. Sua dedicação e seu carinho tornaram isso tudo possível.

O Programa anti-tabagismo de nossa cidade é coordenado pelo admirável Dr. Eduardo Alves de Araújo, clínico geral e médico pneumologista que, com o seu jeito todo especial de nos atender, consegue nos transmitir confiança e determinação para a eliminação deste nosso tão desprezível vício de fumar. 

Este blogueiro e ex-fumante(C), acompanhado pelo Dr. Eduardo Alves de Araújo e pela assistente social Sra. Marie Cristina Munareto.




Parabéns Dr. Eduardo e muito obrigado por ter livrado, desta nefasta droga, dezenas de pessoas nos últimos tempos (este blogueiro inclusive).


Dr. Eduardo, Sra. Marie Cristina e alguns de seus pacientes.

O programa retornará ao normal no início do próximo ano, tão logo terminem as férias dos funcionários do Pronto Atendimento.

Os interessados deverão procurar as  unidades de saúde do município onde receberão todas as orientações necessárias para o ingresso no programa.

Parabéns aos colegas ex-fumantes e mais uma vez obrigado a equipe que nos proporcionou isso. Que em 2014 tenhamos novos vitoriosos.

Um grande abraço a todos.

Ari
Um ex-fumante feliz.












Sobre o Lago das Araucárias

De tua história, és imponente;
Dos olhares simples, dos versos uma corrente;
Enfeita-se com seus próprios meios;
Traz-nos paralelos, de novos anseios;

Também sabes ser o autor;
Da vida do alimento, do torpor;
Da morte, que ceifa os imprudentes;
Dos que o desprezam, choram comoventes;

Anos longos sobre este domínio;
Causando em tantos olhares, todo o fascínio;
Mesmo que em ti despejem toda a ignomínia;
Continuas a banhar a cidadela, sem tirania; 

Dos caminhantes;
Que lhe prestam culto, como amantes;
Deixando seu tempo em ti;
Promovendo o alento para si;

Te dispersa sobre outros lugares;
Envereda-se para os mares;
Em longo caminho, enfeita outros ares;
Pois sobre ti, erguem-se até altares;

Ervas e galhos em seu leito caem;
Aves de rapina, que entram e saem;
Nobre ser caudaloso;
Delineando toda a terra, tão garboso;

Tua silhueta reforma a planície;
Deixando que arte lhe consumisse;
E mesmo a noite de estrelas brilhantes;
Sobre teu espelho, reflete a lua dos amantes;

Mas quantas flores ao seu redor;
Enfeitam vida ou morte? É causador?
Mas onde estão aquelas que o batismo lhe consome?

Pois bem sabe que de “araucária” ficaste só o nome.

Poesia de Adriano Gatti.

Um abraço a todos.
Ari

18 dezembro 2013

Insensibilidade

Certas pessoas são tão insensíveis e tão incapazes de perceber a sua pequenez, que o atendimento de suas necessidades básicas, principalmente as fisiológicas, é o máximo que conseguem fazer.


Abraço a todos.


Ari