FRAIBURGO

26 julho 2015

Manteiga Caseira

Quem explica, e ensina como fazer a manteiga caseira, é a nutricionista Camila Scarpatto.

Para preparar, é muito simples, basta usar creme de leite. Bata no liquidificador até que vire uma massa pastosa, com a aparência de manteiga mesmo. Passe em um coador para sair o soro do leite. O que sobrar é a manteiga caseira. Se quiser dar um toque especial ao sabor, Camila sugere acrescentar ervas ou uma pitadinha de sal.

Manteiga feita com creme de leite apresenta boa quantidade de cálcio e proteínas. 

Por Que a Manteiga Caseira é Mais Saudável?

De acordo com a nutricionista, como a manteiga preparada em casa é feita a partir do creme de leite, ela tem as mesmas propriedades que esse ingrediente: uma boa quantidade de cálcio, vitaminas A e D e alta concentração de gorduras e proteínas.

“E se você optar pelas versões light oferecidas pelas marcas de creme de leite, terá ainda menos gorduras”, ressalta Camila. Assim, se comparada às margarinas, que são de origem vegetal, feitas basicamente à base de gordura, a opção pela manteiga caseira é bem mais saudável, como assegura a nutricionista.

Nesse contexto, é importante saber que para manter a decisão de uma dieta saudável, a manteiga preparada em casa deve estar associada, da mesma forma, a alimentos saudáveis. Escolha pães leves e integrais para acompanhar esse alimento.

A manteiga caseira se torna indispensável à medida que pensamos no quanto ela pode substituir as margarinas comercializadas em grandes quantidades nos supermercados.

A margarina possui, em sua composição, altos níveis de óleos refinados poli-insaturados, conservantes e inúmeros compostos que fazem mal à saúde, sem falar nas tão temidas e indesejadas calorias.

E essa ideia de que a manteiga é uma opção mais saudável do que a margarina já se reflete no mercado. Conforme uma pesquisa feita pela Nielsen, houve uma queda de 2,9% nas vendas de margarina em 2012. O principal motivo para o declínio é a procura por produtos mais naturais.

Como Armazenar a Manteiga Caseira

Camila recomenda que a forma mais adequada de armazenar a manteiga preparada em casa é guardar na geladeira em temperatura abaixo de quatro graus centígrados. No que se refere à validade, a nutricionista explica que, de acordo com normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), produtos fabricados em domicílio têm prazo de validade de até sete dias.

E para poder variar e não enjoar, como alternativa saudável à manteiga caseira, Camila sugere os requeijões light. “Eles também são ricos em proteínas, cálcio, vitamina A, ferro e potássio”, explica.

Além disso, as versões light têm baixo teor de gordura, conforme a nutricionista que integra a equipe do Espaço Dom Quixote Clínica Transdisciplinar da Infância e Adolescência, com sede em São Leopoldo (RS). DOUTÍSSIMA/TERRA. 

Boa Semana

Ari

24 julho 2015

Bridge Over Troubled Water/ Ponte Sobre Águas Turbulentas

Música para pensar, sentir e curtir. Versão interpretada por Simon & Garfunkel.


When you're weary
Feeling small
When tears are in your eyes
I will dry them all

I'm on your side
When times get rough
And friends just can't be found
Like a bridge over troubled water
I will lay me down
Like a bridge over troubled water
I will lay me down

When you're down and out
When you're on the street
When evening falls so hard
I will comfort you

I'll take your part
When darkness comes
And pain is all around
Like a bridge over troubled water
I will ease your mind
Like a bridge over troubled water
I will ease your mind

Sail on silver girl
Sail on by
Your time has come to shine
All your dreams are on their way

See how they shine
If you need a friend
I'm sailing right behind
Like a bridge over troubled water
I will ease your mind
Like a bridge over troubled water
I will ease your mind
Quando estiveres cansada
Sentindo-se pequena
Quando lágrimas estiverem nos teus olhos
Irei enxugá-las todas

Eu estou ao teu lado
Quando os tempos ficarem difíceis
E amigos não puderem ser encontrados
Como uma ponte sobre águas turbulentas
Eu irei me deitar
Como uma ponte sobre águas turbulentas
Eu me estenderei

Quando tu estiveres arruinada
Quando estiveres na rua
Quando o anoitecer vier tão forte
Eu te confortarei

Eu me colocarei ao teu lado
Quando a escuridão chegar
E o sofrimento estiver pra todo lado
Como uma ponte sobre águas turbulentas
Eu irei me deitar
Como uma ponte sobre águas turbulentas
Eu aliviarei a tua mente

Veleja, garota prateada
Vá velejando
Chegou a sua hora de brilhar
Todos os teus sonhos estão a caminho

Veja como eles brilham
Se precisares de um amigo
Estarei navegando logo ao teu lado
Como uma ponte sobre águas turbulentas
Eu aliviarei a tua mente
Como uma ponte sobre águas turbulentas
Eu aliviarei a tua mente

Bom final de semana a todos.

Ari

19 julho 2015

Hábitos Para Baixar o Colesterol



Um pequeno hábito que pode ser inserido no seu dia a dia para baixar o colesterol é o uso de azeite de oliva. Além de ajudar a diminuir o mau colesterol, ele aumenta o bom colesterol. Isto ocorre porque o azeite de oliva possui antioxidantes, como as gorduras monoinsaturadas e a vitamina E.

No entanto, o azeite de oliva não deve ser utilizado na hora de preparar alimentos fritos. Apesar de seus benefícios, como a capacidade de controlar o diabetes, o mais indicado para frituras é o óleo de soja, uma vez que ele mostra mais resistência à formação de compostos tóxicos quando aquecido.

Substituir a carne por peixe também ajuda neste processo. Além de ser uma gordura boa, que reduz os níveis de colesterol e triglicérides do sangue, o peixe ajuda a evitar a formação de coágulos que podem obstruir vasos.

Para ampliar as chances de baixar o colesterol, procure adicionar a aveia em suas refeições. Estudos mostram que a aveia desempenha um papel de destaque na luta contra essa doença, visto que ela promove a sensação de saciedade por mais tempo, melhora a circulação, controla a quantidade de açúcar do sangue e ainda diminui a absorção de gordura pelo corpo. Assim sendo, faça a associação da aveia com frutas, massas e saladas.

Outro hábito alimentar benéfico consiste em dar preferência a alimentos à base de soja. Assim como o azeite de oliva, a soja não só combate o colesterol ruim como ainda aumenta o colesterol bom. Além disto, ajuda a criar uma barreira no organismo contra infecções.

O consumo de fibras também não pode ficar de fora do cardápio de quem deseja baixar o colesterol ruim. Além de diminuir a absorção de gorduras pelo organismo, a fibra reduz o nível de LDL no sangue. Alimentos integrais e frutas com a casca auxiliam neste prognóstico. Liliane Rose Christ-Doutíssima-Terra.
  
Um grande abraço a todos.


Ari

18 julho 2015

Colesterol

O colesterol alto aumenta o risco de um indivíduo sofrer um infarto ou de um AVC (Acidente Vascular Cerebral). Apesar de ser um tipo de gordura indispensável para o funcionamento do metabolismo e estar presente em todas as células do corpo, ele precisa ser controlado. É preciso conhecer mais sobre ele para saber como baixar o colesterol.

Existem dois tipos de colesterol: o HDL, chamado de colesterol bom, e o LDL, o colesterol ruim. Em excesso, este último pode gerar diversas complicações para a saúde cardiovascular. Por isto, quem sofre deste quadro clínico, precisa seguir uma alimentação saudável e adotar hábitos saudáveis em seu dia a dia para baixar o colesterol ruim. Liliane Rose Christ-Doutíssima-Terra.

Um grande abraço a todos.


Ari

11 julho 2015

Lean Thinking - Mentalidade Enxuta

O termo “lean” foi cunhado ao final da década de 80 em um projeto de pesquisa do Massachusetts Institute of Technology (MIT) sobre a indústria automobilística mundial. A pesquisa revelou que a Toyota havia desenvolvido um novo e superior paradigma de gestão nas principais dimensões dos negócios (manufatura, desenvolvimento de produtos e relacionamento com os clientes e fornecedores).

Naquela época, a montadora japonesa não estava nem entre as dez maiores do mundo. Em 2009, a Toyota tornou-se a maior em volume de vendas, acumulando vitória após vitória ao longo dessas décadas, mostrando as vantagens e benefícios do sistema que desenvolveu. Não se trata de um conceito exclusivo da Toyota, podendo ser aplicado por empresas de qualquer negócio e em qualquer país ou região. Deve ser visto como um sistema de gestão para toda a empresa.

Lean Thinking (ou Mentalidade Enxuta) é uma filosofia e estratégia de negócios para aumentar a satisfação dos clientes através da melhor utilização dos recursos. A gestão lean procura fornecer, de forma consistente, valor aos clientes com os custos mais baixos (PROPÓSITO), identificando e sustentando melhorias nos fluxos de valor primários e secundários (PROCESSOS), por meio do envolvimento das pessoas qualificadas, motivadas e com iniciativa (PESSOAS). O foco da implementação deve estar nas reais necessidades dos negócios e não na simples aplicação das ferramentas lean.

As práticas envolvem a criação de fluxos contínuos e sistemas puxados - baseados na demanda real dos clientes - a análise e melhoria do fluxo de valor das plantas e da cadeia completa - desde as matérias-primas até os produtos acabados - e o desenvolvimento de produtos que efetivamente sejam soluções do ponto de vista do cliente.

A adoção dessa mentalidade tem trazido resultados extraordinários para as empresas que a praticam, ainda que poucas empresas tenham conseguido replicar totalmente o sucesso e a eficiência operacional alcançados pela Toyota. Originalmente concebida como práticas de manufatura, a mentalidade tem sido gradualmente disseminada em todas as áreas da empresa e também para empresas dos mais diferentes tipos e setores, tornando-se efetivamente uma filosofia e uma cultura empresarial.

Os resultados obtidos geralmente implicam aumento da capacidade de oferecer os produtos que os clientes querem, na hora em que eles precisam, aos preços que estão dispostos a pagar, com custos menores, qualidade superior e lead times mais curtos, garantindo, assim, maior rentabilidade para o negócio.(http://www.lean.org.br/o_que_e.aspx).

Abraço a todos.

Ari

08 julho 2015

Discurso de Sam Walton

O atendimento que atualmente nos é dispensado como consumidores que somos, por funcionários de alguns estabelecimentos comerciais, me deixa na mesma situação do abaixo narrado por um dos maiores empresários do mundo.

"Eu sou o homem que vai a um restaurante, senta-se à mesa e pacientemente espera, enquanto o garçom faz tudo, menos o meu pedido.

Eu sou o homem que vai a uma loja e espera calado, enquanto os vendedores terminam suas conversas particulares.

Eu sou o homem que entra num posto de gasolina e nunca toca a buzina, mas espera pacientemente que o empregado termine a leitura do seu jornal.

Eu sou o homem que, quando entra num estabelecimento comercial, parece estar pedindo um favor, ansiando por um sorriso ou esperando apenas ser notado.

Eu sou o homem que entra num banco e aguarda tranquilamente que as recepcionistas e os caixas terminem de conversar com seus amigos, e espera.

Eu sou o homem que explica sua desesperada e imediata necessidade de uma peça, mas não reclama pacientemente enquanto os funcionários trocam ideias entre si ou, simplesmente abaixam a cabeça e fingem não me ver.

Você deve estar pensando que sou uma pessoa quieta, paciente, do tipo que nunca cria problemas.

Engana-se.

Sabe quem eu sou?

EU SOU O CLIENTE QUE NUNCA MAIS VOLTA!

Divirto-me vendo milhões sendo gastos todos os anos em anúncios de toda ordem, para levar-me de novo à sua firma.

Quando fui lá, pela primeira vez, tudo o que deviam ter feito era apenas a pequena gentileza, tão barata, de me enviar um pouco mais de CORTESIA".

A cortesia na recepção e atendimento é tudo, o restante é lucro.

Sam Walton, fundador do WAL MART (A MAIOR REDE DE VAREJO DO MUNDO), fazendo a abertura de um programa de treinamento para seus funcionários.


Atrevo-me a complementar o ensinamento de Sam Walton: o bom atendimento, principalmente em tempos de crise, é a chave para atrair clientes, vender mais e continuar crescendo.

Abraço a todos.


Ari

02 julho 2015

Dia do Hospital 2015

Neste dia 02/07/2015, as 15:30 horas, realizou-se nas dependências do Hospital Fraiburgo, um Culto Ecumênico em homenagem ao dia do Hospital, onde se reuniram representantes das mais diversas entidades religiosas, para trazer uma palavra de conforto e orações, pedindo a benção divina a todos os pacientes e seus familiares ali presentes.

Também houveram orações e agradecimentos a todos os colaboradores e autoridades locais, que não medem esforços para prestar um grande trabalho aos necessitados de nossa comunidade e região, através de nosso Hospital Fraiburgo.






Gostaria de agradecer a todos que contribuíram para que esse evento se realizasse. Só Deus poderá recompensá-los da maneira que merecem.



Ao nosso Hospital Fraiburgo e aos seus colaboradores, também a nossa homenagem especial em forma de um lindo texto, escrito por uma profissional exemplar da área da saúde:

“No silêncio das noites em claro ou no truculento barulho dos dias intermináveis sabemos que a qualquer tempo ele estará ali. Acompanhando o ser humano desde a gloriosa hora do nascimento até seu último suspiro, o HOSPITAL será sempre cenário de grandes lutas e batalhas, vitórias e derrotas, pessoais e coletivas. Desde aquele que acolhe até o acolhido há uma ponte construída por histórias que jamais serão esquecidas por quem as vivenciou.

Parabéns a você profissional da saúde que exerce seu ofício dentro dos hospitais, que dá vida à esta instituição de tamanha expressão na história da humanidade” 
                                                                                           
                                                                                           Enfª Ana Flávia Paraíso

Obrigado aos que colaboraram e recebam todos um forte abraço.

Ari