FRAIBURGO

05 outubro 2018

A Constituição 88, 30 anos!


Hoje fazem 30 anos que, com esperança e ansiedade, minha geração sentou em frente à TV para assistir Ulisses Guimarães, proclamar com entusiasmo, o nascimento de uma "Constituição Cidadã" e um novo Brasil.  Ela foi elaborada por muitos homens de bem deste nosso país. 

Para nós catarinenses ficou o exemplo de integridade, trabalho e dedicação de Antônio Carlos Konder Reis, de quem lembro com muito carinho, pela sua atenção e afeto e dos conselhos que me dava, nos encontros nos "cafés" da manhã, no hotel onde morava, em Florianópolis e que muito me ajudaram em minha vida pessoal e no desempenho das minhas atividades da época, como secretário municipal. 

Era um momento difícil para todos os brasileiros. O Brasil ainda vivia impactado pela morte de Tancredo Neves e estava aprendendo a viver um novo tempo, chamado democracia, coisa que poucos conheciam. Os índices inflacionários eram muito altos, como nunca tínhamos visto e vivido e, como consequência, as pessoas precisavam encontrar continuamente, um modo de se proteger das perdas diárias do "dinheiro" suado, oriundo do seu trabalho. As mudanças propostas pela “Nova Constituição” eram profundas e iriam influenciar diretamente os costumes da população, aumentando significativamente e especialmente os direitos sociais e a liberdade de cada brasileiro. 

Hoje, 30 anos depois, ainda estamos procurando um Brasil melhor, mas já é, com certeza, bem melhor do daqueles tempos. 

Oxalá que as eleições do próximo domingo, possam trazer de volta os tempos de crescimento e do orgulho que nosso povo sempre almejou e que a nossa Constituição possa sobreviver, por longos e memoráveis tempos, garantindo os direitos e as conquistas de todos nós.

Grande abraço a todos e boas eleições.

Ari

Nenhum comentário:

Postar um comentário