FRAIBURGO

24 abril 2010

MEU PAI

Hoje ele faria 77 anos se estivesse vivo. Armando Guindani era o seu nome. Parou de trabalhar muito cedo, aos 26 anos, vitimado pela asma crônica, que além de sua saúde lhe levou a qualidade de vida, a riqueza, a força para se locomover e grande parte de seus sonhos. Mas não perdeu sua alegria, sua lucidez e sua honradez.
Lembro-me que quando saí de casa, ainda muito jovem ele que me acompanhou até aqui em Fraiburgo-SC onde vim morar e ao me deixar numa pensão disse: “Meu filho não tenho nada para lhe dar a não ser um conselho que é a minha única herança: estude, estude e estude. Sempre trabalhe e seja honesto e nunca esqueça de honrar o nome que lhe dei, pois outra coisa eu não tenho para lhe dar”.
Foi a partir deste conselho que iniciei minha vida e constituí família. Conheci minha esposa Marilúcia e juntos criamos nossos filhos Roberto e Ariane. Nunca tivemos grandes posses, mas as que temos são suficientes para nos possibilitar viver muito bem, em harmonia e com amor. Pudemos até realizar um pequeno sonho seu que era a sua pequena casinha. Lembro do dia em que nela entrou pela primeira vez e me pegou pelo braço, me abraçou, coisa rara para um homem também criado só desde muito pequeno, e chorando me disse: muito obrigado, não esperava isso de você. Agora tenho um lugar para passar meus últimos dias em paz. Não era isso que queríamos, mas foi o que acabou acontecendo anos mais tarde.
Pois é meu Pai, passados 40 anos, nunca lembrei de lhe agradecer por essa herança, porém o faço agora, embora postumamente. Se me tivesse dado algo material talvez eu seria mais um filho frustrado na vida, mas acolhi o seu conselho e estudei, estudei e continuo estudando, sempre, sempre. Minha família também estudou e continua estudando sempre, e meu filho até criou um Instituto que leva o seu nome com a finalidade de difundir o estudo, a cultura e o saber a todos que dele necessitam.
Por falar em meu filho, seu primeiro neto (agora também tenho o meu, André é o nome dele), lembro-me que foi o Senhor meu Pai juntamente com o outro avô Vergílio, que lhe ensinaram as primeiras molecagens e as traquinagens (sadias é lógico) que um menino precisa na sua tenra idade. Como vocês se divertiam. Pena que o Júlio Cezar, seu segundo neto o Senhor não chegou a conhecer. Ele também é um menino muito legal. Que bons tempos aqueles.
Como foi útil a sua herança meu Pai. Muito Obrigado. O Senhor está fazendo muita falta. Tenho muita saudade.

4 comentários:

  1. Lindo o texto pai, com certeza temos muito o que nos orgulhar desse homem que nos ensinou tanto e nos mostrou que o amor muitas vezes vale muito mais do que qualquer bem material ou ambições distintas. Com ele aprendemos a ser uma família de verdade, e com vc eu aprendi o significado de amar um pai! Tenho muito orgulho dele, de você, de quem tu se transformou e de quem esse avô que embora tenha ido embora muito cedo, o pouco que eu convivi eu guardo com muito carinho, pois era ele quem nos tirava aquele sorriso quando achavamos que não tinhamos mais saida..
    Saudade eterna mas não tenho dúvidas do quanto ele está olhando por nós e acima de tudo, o quanto ele se orgulha de vc, Pai!
    Te amo muito!

    ResponderExcluir
  2. Oi mano véio.
    Li, gostei e aprovei a mensagem pro pai, ficou bem legal. Infelizmente não tenho foto digital do pai, mas o que importa é que com foto ou sem, ele esta e sempre será lembrado pelo pai e amigo que foi conosco.
    Abraço.
    Arlindo Luiz Guindani

    ResponderExcluir
  3. Só se sabe o Pai que se tem quando se perde...


    Maria

    Videira SC

    ResponderExcluir
  4. Nosso pai partiu aos 45 anos, deixando 10 filhos (o último ainda germinando no ventre da minha mãe); sendo a mais velha, com então 17 anos,há 37, portanto, assimilei algo semelhante ao que foi dito pelo Sr. Ari. Parabéns, o senhor escreve muito bem e soube passar a mensagem como precisamos receber.

    Muito se busca hoje em dia, mas as conquistas de gente (simples) que teve a sorte de ter pais igualmente simples e com tão grande e valiosa educação nos impulsiona, (a seus filhos) de forma significativa.
    Em resumo, obedeçamos aos nossos pais e sigamos-lhes o exemplo de conduta.

    ResponderExcluir