FRAIBURGO

04 março 2012

Preocupação com o Futuro

   Um dos maiores problemas enfrentados pela população mundial, nos dias atuais, é o desmatamento desenfreado.

     O viajante, naturalista e botânico francês Augustin François César Prouvençal de Saint-Hilaire (Orleães, França 04/10/1779 - 03/09/1853), no livro Voyage Dans Les Provinces de Saint-Paul et de Sainte Catherine, publicado em 1851 e traduzido para o português por Carlos da Costa Pereira quando, em 31 de março de 1820, se encontrava na localidade onde atualmente se ergue o Porto de Paranaguá, no Estado do Paraná, demonstra, ensina e desabafa: 

       "Como já declarei, a madeira preparada era, para Paranaguá, importante artigo de exportação. As árvores de que extraem as tábuas, são derrubadas como na Província do Espírito Santo. Escolhem-nas em meio das matas e abatem-nas na altura de 6 a 10 decímetros do solo. Assim, elas não tornam a brotar, sendo, evidentemente, destruídas as espécies mais úteis. Certo, não desejarei que, por causa de algumas árvores, se deem ao trabalho de derrubar toda uma floresta, cuja madeira não tenha utilidade; mas, pelo menos, deviam, como na Europa, cortar cerce as árvores que se queiram reduzir a tábuas, e, ao mesmo tempo, limpar o terreno em torno, a fim de que as lianas e outros vegetais não impeçam o desenvolvimento dos novos rebentos. Se este livro cair nas mãos de algum proprietário de terras brasileiro, naturalmente achará graça de meus conselhos... Entretanto, seus netos apenas encontrarão alguns velhos móveis feitos das madeiras preciosas que poderiam enriquecê-los."

        Passados 192 anos, a preocupação e o ensinamento de Saint-Hilaire é atualíssimo e mostra como ele estava correto. Ainda é tempo para reverter alguma coisa deste quadro, mas precisamos fazer a nossa parte e incluir nesta preocupação outros quesitos, principalmente preservar e conservar a água.


Um grande abraço.



Nenhum comentário:

Postar um comentário