FRAIBURGO

11 julho 2012

Iomerê: Cadê nossa Praça?

Esta praça não existe mais. Ficou somente na lembrança dos bons tempos e as fotos dos amigos.


É lamentável.

Foto:Yury Hentz

Meu querido falecido Pai Armando, cuidou com muito carinho desta praça, desde a sua implantação até o início dos anos 80. A tesoura de podas, presente do então  Prefeito Waldemar Kleinobing, é a única lembrança física que tenho, do trabalho que meu Pai ali exerceu. Com ela ele conduzia, com todo o carinho, as árvores ali plantadas, muito pequenininhas, para que aos poucos se integrassem ao conjunto elaborado e pré-estabelecido, por arquitetos renomados, para aquela praça. Foi ali, por muito tempo que ele exerceu a sua paixão pela natureza.

Fica porém, em nossa memória, a lembrança dos tempos aí vividos, onde aquela praça era o local de encontro de todos os jovens da então pequena, mas saudável localidade. Jovens que ali se instalavam para tomar saborosos sorvetes caseiros, especialmente os de sabor de uvas, fornecidos pela Sra. Comelli ou pelo Sr. Penso. Jovens que ali acorriam nos finais de tarde e nos finais de semana, onde uns brincavam, outros namoravam e outros ainda simplesmente conversavam em rodas de amigos. Jovens que ali sonhavam com o seu futuro e delineavam seus projetos de vida. Tudo isso em um cenário maravilhoso e cercados por flores e por árvores.

Ver o trabalho e as lembranças de uma vida, serem perdidas por conta de um "progresso" e uma "revitalização" tão "burra",  é lamentável.

Pelo menos ficam as lembranças. Estas ninguém poderá nos tirar.

Um grande abraço a todos.


29 comentários:

  1. E isso. Tambem tenho saudades. Parabéns pela abordagem.

    Mauro

    ResponderExcluir
  2. DE fatoo só as lembranças, as boas da praça que se foi e outra ruim de um governante hipócrita que nem de Iomerê é.

    Mas vamos apenas nos orgulhar é lembrar de que lá já existiram e existem ainda pessoas que valorizam a cultura e a história.

    E o povo de Iomerê vai lembrar ainda esse ano de quem destruiu, ode estar certo disso..

    ResponderExcluir
  3. vejo tudo isso com tristeza,onde nas decisões do nosso prefeito em atos q dizem respeito a grande parte da comunidade o cidadão iomerense é tratado como coisa,e é decidido por ele,tudo isso por interesses infames,mas vozes não se calam ea população éo espelho para q todos os justos se unam...

    ResponderExcluir
  4. Realmente, uma tristeza.
    Depois de anos de dedicação e paciência de seu pai, além de outros, quando a sombra das árvores se tornara agradável, vem um IMBECIL e resolve mudar tudo ao "seu mau gosto e das arquitetas principiantes responsáveis". Que tristeza.

    ResponderExcluir
  5. Existem pessoas que marcam a historia pelas coisas boas que fazem e outras pelas bobagens.
    Com certeza a besteira feita pelo atual prefeito de Iomerê deixará seu nome marcado para sempre, mas não como uma pessoa que soube respeitar os valores históricos, a cultura de um povo trabalhador e honesto que tem orgulho de ser iomeirense.

    ResponderExcluir
  6. Com certeza eles vão lembrar de quem FOI atrás de benefícios e d qm não foii..O atual não precisou fazer recadastramento de título! Só lamento pelos q nunca se deram conta disso..E a praça não mudou de endereço q eu saiba, ela está lá levando o nome q sempre levou..no mesmo lugar só bem mais atrativa! É incrível como o pessoal não fala nada qndo é construído uma creche ou qndo é feito um novo posto de saúde..ou qndo se tem planejamentos feitos para um novo ginásio..só sabem reclamar..o povo de hje não vive de passado..Ele vive de presente e tbm de um bom futuro..eles não vão viver de "arvores" e sim de boa educação,saúde,e de bem estar! Se eles ficarem doentes as arvores não vão ajudá-los de certa forma e muito menos dar aprendizagem! E arvores nessa cidade não faltam!

    E.R.B

    ResponderExcluir
  7. Agora fica brigandinho por causa de uma praça é muito lamentoso e vergonhoso para pessoas q dizem gostar desse local!

    ResponderExcluir
  8. Pelo jeito tem muitas pessoas que nao valorizam a nossa história,um exemplo é o comentario acima da pessoa anônima ERB que nem tem coragem de se identificar.
    Voce nem sabe o que esta falando, provavelmente voce nem tenha idade para ter apreciado a beleza da nossa praça. O atual? nao fez recadastramento mas conseguiu muitos votos de forma ilegal, como todos fazem. Política é uma futilidade, e voces ainda brigando por causa de uma praça, e ainda tem gente que acha que sabe de algo.
    Reduza-se a sua insignificância e pare de tentar defender o que voce nao sabe.

    ResponderExcluir
  9. Saudações !!! sim.. tem muitas pessoas que não valorizam a história de Iomerê, História?? o que exatamente é valorizar a história de um município?? manter sua praça velha e antiquada?? Valorizar a história... é justamente isso que esta sendo feito, nao estão deixando Iomere morrer e se esconder entre suas árvores, Iomerê esta evoluindo como nenhum município da região, muitos não tem o padrão que Iomerê tem, e um exemplo é a sua bela praça,creches etc... Se ela fosse tão ruim como falam acho que não teria crianças brincando pelo parquinho,jogando basquete ou pessoas passeando com seus cachorros entre muitas e muitas outras coisas, que tal dar um pulinho la no domingo dar uma volta?? ...
    A pessoa ERB nao se identificou, e é um direito dela, não se identificar, assim como você ou qualquer um do blog...
    Política é Fútil??? talvez, mas sem ela o povo de Iomerê não teria certos benefícios, e essa discussão não tem nenhum objetivo a não ser política e inveja...
    Se esse assunto é uma futilidade, ou deveremos parar de comentar sobre o que não sabemos... acho que todos devemos escrever um comentário para o dono do blog retirar o que disse correto??
    Cada um defende o que deseja independente de sua idade, os jovens são o futuro de nossa cidade, se eles não a defenderem agora, quem ira defender depois?? As pessoas desse blog?? ... acho que não... quem veste a camisa de Iomerê não critica a sua própria cidade...
    Por favor reduzan-se a suas meras insignificâncias e tentem crescer ajudando o município, não tentando colocar o povo contra o que já foi feito, para depois eu ver seus rostos felizes passeando pela praça ou levando seus filhos brincarem no estabelecimento.. Aposto que se o partido contra for eleito irá ter muitas pessoas que estavam criticando, agora defendendo a praça... hahahaha Iomere não precisa de pessoas falsas, precisa de pessoas que ajudem o município a evoluir... e a manter seu grau de evolução...

    Deixo aqui alêm desse texto uma simples frase :

    "Quem critica o passado, não tem capacidade de construir um futuro!"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito boa colocação!

      Excluir
    2. kkkkkkkkkkkk quem escreveu isso com certeza foi o mesmo quem escreveu aquela reportagem falando dos prefeitos de iomerê ...

      rsrsrsrs

      Excluir
    3. Responde Agora sobro o Dinheiro roubado pelo Ex prefeito na contrução da praça de IOmerê//


      Uma Coisa é destruir uma praça e árvores de muitos anos. Outra coisa é fazer uma revitalização como estava no projeto...


      Os culpados irão pagar....


      E para o engraçadinho, que diz que as árvores não servem de nada..
      Vai lá na praça leva seu filho a tarde pra brincar no soll

      Excluir
  10. Ao comentário acima, alguns comentários sobre:
    Não reutilize as frases de outros comentários ("Reduza-se sua insignificância") mostra que vc não tem criatividade e opinião própria.

    E por fim, apenas uma frase cabe neste momento:

    "Nunca discuta com um idiota, ele te rebaixa ao nível dele e vence pela experiência."

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pelo texto, falo tudo... Fica a lembrança...

    ResponderExcluir
  12. Iomere ja é outro, é moderno, e precisa de modernidade, esta lindo. Alfinetadas não levarão a nada, apenas trarão inimizades de anos e anos. Para a história da praça agora restam paginas da internet e livros, vamos viver a modernidade, agreção verbal não trará nada de volta. Inteligencia é viver o presente, o passado infelizemente ja era.
    Abçss.

    ResponderExcluir
  13. A depressão vem do passado em nossas mentes.
    A ansiedade do futuro.
    A chave da felicidade encontra-se em viver o presente.
    Sábia: Junia Bretas.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia blogueiros !!

    Sou professora de educação infantil, resido e trabalho em videira e tenho 23 anos, atualmente tenho orgulho em dizer, que levo minhas crianças brincarem na praça de iomerê, porque em videira o único lugar que tenho para levar eles, é o parque lá na cidade alta, cujo qual nao me recordo o nome, ja estamos fartos e procurando um ambiente novo...

    reforço o comentario do Anônimo21 de julho de 2012 12:33
    nunca vi tantas pessoas na praça de iomere e tambem tantas crianças

    ResponderExcluir
  15. Bom já que estamos falando em história...que a praça é histórica...então vamos falar também da antiga fábrica de cadeiras?? Por que a venderam?
    Bem se vê que esse povo mesquinho não sabe o que fala, quem fala, critica, é porque não sabe fazer, não teve competência de fazer e nem vai ter. Pessoas de fora que falam da praça, que saudade...que irônicos, pq não continuaram morando na cidade então?
    É mesma coisa os votos, sabe-se quem transferiu, mas essas pessoas colocam a culpa em outros pq nem isso tenham coragem de assumir.
    Se pensassem um pouco nos munícipes, tinham antes de transferir os votos, de criar "multinacionais" em Iomerê, saber que isso só está sendo desfavorável a nós que moramos aqui, que necessitamos de saúde, educação, cultura e de um bom futuro e não precisamos de gente inútil, que não sabe conseguir recursos, que não sabe fazer e que quer o poder pra status só.
    Parabéns a quem teve a idéia da praça, e vamos aplaudir o resultado dos votos e a decadência das pessoas inteligentes que incentivaram a transferência! Receita Federal, Ministério do Trabalho, Iomerê, está de portas abertas, visitem nosso município, quem sabe vocês encontrem as irregularidades, as sonegações. Há também os advogados, pq podem conseguir várias causas...

    ResponderExcluir
  16. Que blz professora, isso é muito facil de resolver... Pega o prefeito de Iomerê e leva para Videira em 4 anos ele vai resolver seu problema, destruirá todas as praças históricas de sua cidade e muito mais. Ele é muito bom em destruir e gastar dinheiro publico onde não é necessario.

    ResponderExcluir
  17. Opa ótimo ! Talvez depois de mais 4 anos no governo de iomerê ele venha para videira, ((" Ele é muito bom em destruir e gastar dinheiro publico onde não é necessario.")) gosta de brigar por política mas nao entende nada não é? políticos nao podem gastar o dinheiro aonde querem, se é dito que tal investimento é para colocar grama nos cantos das calçadas, ele tem que gastar colocando grama nas calçadas, portanto essa história de gastar dinheiro aonde nao é necessário, os próprios políticos batalham por isso...

    Das duas uma, ou voce é aquele que esta todo final de semana passeando na praça se fazendo de amiguinho, ou é aquele que anda destruindo-a e ainda se acha cidadão de Iomerê... você é uma piada!

    ResponderExcluir
  18. Vamos esperar la por 15 de setembro, por aí, e aí vamos ver quem é certo ou errado, quem é correto ou não, depois de sairem os resultados do TRE, e veremos quem responderá processos, quem transferiu centenas de votos ilícitos, e quem, possivelmente poderá responder até por formação de quadrilha, quem estará nas capas dos jornais, enfim, então discutiremos realmente algo importante para o municipio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente a quadrilha apareceu. Mas a quadrilha q destruiu a praça ......a justiça realmente está sendo feita.

      Excluir
  19. O Povo deu a sua opinião sobre a praça.

    ResponderExcluir
  20. é... realmente o povo deu a sua opinião sobre a praça...

    mas o povo de videira, arroio trinta, salto veloso, treze tilias... do paraná...

    hahaha é uma vergonha uma cidade que teve 2700 eleitores, sendo que tem isso como numero total de habitantes...

    Parabéns aos novos governantes, governaram muito bem a transferencia de votos, e espero que continuem o trabalho que foi construido pelos nossos prefeitos com dignidade, suor e lágrimas...

    ResponderExcluir
  21. Iomerê tem 182 motivos de estar muito feliz.
    Esta é a resposta para tudo.

    ResponderExcluir
  22. Olha, já diria o velho dito popular, “O TEMPO É O MELHOR CONCELHEIRO” , quantas coisas foram ditas neste blog, e o tempo realmente esta trazendo a tona o que de fato levou o, Ex-prefeito e alguns companheiros seus (que hoje com seus bens bloqueados pela justiça tentam esconder suas verdadeiras faces0) a destruir parte da historia deste município. As acusações que foram apontadas sobre os mal feitores de Iomerê são gravíssimas e realmente mostram os princípios éticos dos antigos governantes os quais já foram julgados nas urnas, estão sendo julgados pelos homes e ainda serão julgados por DEUS.

    ResponderExcluir