FRAIBURGO

29 maio 2014

Benefícios Diretos de Quem Para de Fumar

Segundo a Cirurgiã Dentista Dra. Cristiane Cardoso de Oliveira, da Prefeitura Municipal de Fraiburgo, são muitos os benefícios de quem para com o vício de fumar.
Dra. Cristiane Cardoso de Oliveira

Pode-se destacar que o tempo para que estes benefícios comecem a acontecer são de:

30 Minutos – A pressão arterial, batimento cardíaco e temperatura voltam ao normal;

8 Horas – O nível de oxigênio no sangue se normaliza;

12 a 24 Horas – Seus pulmões já funcionam melhor;

2 Dias – Seu olfato já percebe melhor os cheiros e seu paladar já degusta melhor a comida;

3 Semanas – Você vai notas que sua respiração se torna mais fácil e a circulação melhora;

Alguns Meses – O risco de um ataque cardíaco vai cair para menos de 50% do que quando fumava;

1 Ano - O risco de morte por infarto do miocárdio já foi reduzido à metade;

5 a 10 Anos – O risco de sofrer infoarto será igual ao das pessoas que nunca fumaram;

10 Anos – Pessoas que tinham células pré-cancerosas passam a ter células normais;
15 Anos – As pessoas passam a ser consideradas não-fumantes.

Lembramos a todos que no próximo dia 31 de maio será comemorado o DIA MUNDIAL SEM TABACO e todos estão convidados a se engajarem nessa luta.

Abraço a todos.


Ari

27 maio 2014

Impacto do Tabagismo Para a Saúde da Mulher Fumante

O INCA – Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva, destaca o impacto do tabagismo para a saúde da mulher fumante:

1. O risco de infarto do miocárdio, embolia pulmonar e tromboflebite em mulheres jovens que usam anticoncepcionais orais e fumam chega a ser 10 vezes maior que o das que não fumam e usam este método de controle da natalidade.

2. Mulheres fumantes de dois ou mais maços de cigarros por dia têm 20 vezes mais chances de morrer de câncer de pulmão do que mulheres que não fumam.

3. As mulheres têm risco maior de ter câncer de pulmão com exposições menores do que os homens. Adenocarcinomas ocorrem mais em mulheres fumantes do que em homens, e estão associados ao modo diferenciado de fumar (inalação profunda) e ou produtos voltados para a mulher.

4. Calcula-se que o tabagismo seja responsável por 40% dos óbitos nas mulheres com menos de 65 anos e por 10% das mortes por doença coronariana nas mulheres com mais de 65 anos.
5. Mulheres fumantes que não usam métodos contraceptivos hormonais reduzem a taxa de fertilidade de 75% para 57%, devido ao efeito causado pelas taxas de concentração de nicotina no ovário. 
6. As fumantes que fazem uso de contraceptivos orais apresentam risco para doenças do sistema circulatório, aumentando em 39% as chances de desenvolver doenças coronarianas e 22 % a de acidentes vasculares cerebrais.

7. Fumar durante a gravidez traz sérios riscos. Abortos espontâneos, nascimentos prematuros, bebês de baixo peso, mortes fetais e de recém-nascidos, complicações com a placenta e episódios de hemorragia (sangramento) ocorrem mais frequentemente quando a grávida é fumante. Tais problemas se devem, principalmente, aos efeitos do monóxido de carbono e da nicotina exercidos sobre o feto, após a absorção pelo organismo materno.

8. Entre as mulheres que convivem com fumantes, principalmente seus maridos, há um risco 30% maior de desenvolver câncer de pulmão em relação àquelas cujos maridos não fumam.

9. Uma vez abandonado o cigarro, o risco de doença cardíaca começa a decair. Após 1 ano, o risco reduz à metade, e após 10 anos atinge o mesmo nível daqueles que nunca fumaram.
(Fonte: http://www.inca.gov.br/tabagismo/frameset.asp?item=jovem&link=namira.htm)

Abraços.

Ari 

26 maio 2014

Ética x Moral

Ética: É o Conjunto de princípios, normas e regras que devem ser seguidos para que se estabeleça um comportamento moral exemplar.

Moral é o conjunto de regras aplicadas no cotidiano e usadas continuamente por cada cidadão. Essas regras orientam cada indivíduo, norteando as suas ações e os seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado, bom ou mau.

Abraços

Ari 

08 maio 2014

Inicia Mais Uma Turma do Programa Antitabagismo de Fraiburgo

Hoje, 08/05/2014, mais uma turma de tabagistas de nossa cidade, iniciou o programa para deixar de fumar. 

Participantes do Programa antitabagistas

Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva - INCA, o tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. 



A OMS estima que um terço da população mundial adulta, isto é, 1 bilhão e 200 milhões de pessoas (entre as quais 200 milhões de mulheres), sejam fumantes. 



Pesquisas comprovam que aproximadamente 47% de toda a população masculina e 12% da população feminina no mundo fumam. Enquanto nos países em desenvolvimento os fumantes constituem 48% da população masculina e 7% da população feminina, nos países desenvolvidos a participação das mulheres mais do que triplica: 42% dos homens e 24% das mulheres têm o comportamento de fumar. 



Dr. Eduardo Alves de Araújo

O total de mortes devido ao uso do tabaco atingiu a cifra de 4,9 milhões de mortes anuais, o que corresponde a mais de 10 mil mortes por dia. Caso as atuais tendências de expansão do seu consumo sejam mantidas, esses números aumentarão para 10 milhões de mortes anuais por volta do ano 2030, sendo metade delas em indivíduos em idade produtiva (entre 35 e 69 anos) (WHO, 2003).



Marie Cristina Munareto e Ivete Savian
A secretaria da saúde de Fraibur-go, através da assistente social Marie Cristina Munareto e da psicologa Ivete Savian, coordena-das pelo médico pneumologista Dr. Eduardo Alves de Araújo, desenvolve importante papel  para o sucesso do Programa "ANTITABAGISMO em nossa cidade, fornecendo todo a apoio, exames laboratoriais e medicamentos necessários, para a obtenção dos resultados almejados. 



Um grande abraço e sucesso a todos. 


Ari