FRAIBURGO

08 maio 2014

Inicia Mais Uma Turma do Programa Antitabagismo de Fraiburgo

Hoje, 08/05/2014, mais uma turma de tabagistas de nossa cidade, iniciou o programa para deixar de fumar. 

Participantes do Programa antitabagistas

Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva - INCA, o tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. 



A OMS estima que um terço da população mundial adulta, isto é, 1 bilhão e 200 milhões de pessoas (entre as quais 200 milhões de mulheres), sejam fumantes. 



Pesquisas comprovam que aproximadamente 47% de toda a população masculina e 12% da população feminina no mundo fumam. Enquanto nos países em desenvolvimento os fumantes constituem 48% da população masculina e 7% da população feminina, nos países desenvolvidos a participação das mulheres mais do que triplica: 42% dos homens e 24% das mulheres têm o comportamento de fumar. 



Dr. Eduardo Alves de Araújo

O total de mortes devido ao uso do tabaco atingiu a cifra de 4,9 milhões de mortes anuais, o que corresponde a mais de 10 mil mortes por dia. Caso as atuais tendências de expansão do seu consumo sejam mantidas, esses números aumentarão para 10 milhões de mortes anuais por volta do ano 2030, sendo metade delas em indivíduos em idade produtiva (entre 35 e 69 anos) (WHO, 2003).



Marie Cristina Munareto e Ivete Savian
A secretaria da saúde de Fraibur-go, através da assistente social Marie Cristina Munareto e da psicologa Ivete Savian, coordena-das pelo médico pneumologista Dr. Eduardo Alves de Araújo, desenvolve importante papel  para o sucesso do Programa "ANTITABAGISMO em nossa cidade, fornecendo todo a apoio, exames laboratoriais e medicamentos necessários, para a obtenção dos resultados almejados. 



Um grande abraço e sucesso a todos. 


Ari

Nenhum comentário:

Postar um comentário