FRAIBURGO

02 julho 2014

Minha Experiência na Copa do Mundo

Das muitas experiências que já tive na vida, esta com certeza absoluta não foi a maior, mas será para sempre uma das maiores.

Em 26/06/2014 tive o prazer e a felicidade de assistir ao jogo de futebol entre as seleções da Argélia e da Rússia, válido para a Copa do Mundo 2014, realizado no Estádio Arena da Baixada em Curitiba-Pr.

Ouvir o eco do "grito de guerra" da torcida russa ou da torcida argelina e entender o seu significado,  e no meio disso tudo ouvir e cantar o grito maior de todos "EU SOU BRASILEIRO" é uma coisa que não consigo explicar e nem escrever. É uma coisa muito maior que tudo. É inexplicável, inenarrável, "i..." não sei o que. É diferente e muito bonito.

Copa do Mundo Fifa 2014 - Estádio Arena da Baixada 26/06/2014

Estar literalmente no meio das torcidas da Rússia e da Argélia, que estavam separados apenas por alguns de nós brasileiros, foi para mim motivo de grande aprendizado. Pude sentir o orgulho patriótico de ambas as torcidas. Pude sentir que a festa em si não é o futebol, mas sim a integração entre os povos que ele proporciona. Pude sentir que acima de tudo as pessoas são todas iguais, com os mesmos sentimentos, com as mesmas alegrias e com os mesmos anseios, tanto no Brasil, bem como na Argélia ou na Rússia.

O resultado da partida foi favorável aos argelinos mas o respeito de ambas as torcidas foi muito exemplar. O espírito esportivo se sobrepôs ao espírito político ou religioso e aprendi, com eles, que quando se tem uma oportunidade de mostrar ao mundo que somos todos cidadãos de bem, isso deve prevalecer acima de qualquer coisa, inclusive das exceções.

O respeito prevaleceu e a experiência ficou.

A entrada 2, portão D, Bloco 113, Fileira G e cadeira 28 do Estádio Arena da Baixada, ficarão marcados eternamente em minha memória.

Obrigado aos meus familiares que me proporcionaram isso. Beijo no coração de todos vocês.

Ari

Nenhum comentário:

Postar um comentário