Acompanhando os acontecimentos do último mês de novembro aqui em Fraiburgo, chego à conclusão que a campanha para a eleição do novo prefeito do município já está lançada e logo logo está nas ruas da cidade.
Existe uma velha máxima do marketing político que diz: preciso ficar em evidência e para isso preciso que falem de "mim". Bem ou mal mas falem de "mim" (Paulo Maluf é o exemplo vivo disso). Quanto mais falarem de "mim" mais votos terei.
Sim, mais votos terei. Porque também existe a velha máxima de que para cada lado de qualquer coisa, sempre haverá o outro lado. Os apoiadores eleitorais e os partidários eleitorais contrários. O positivo e o negativo. A água e o óleo. Os prós e os contras. Os que tem poder e os sem (dinheiro, meios de comunicação, estrutura partidária, etc). Os defensores e os críticos. Os conhecidos e os desconhecidos.
Escrevo isso porque me parece que todos estão querendo ficar em evidência. Partidos antagônicos em conversações impossíveis. Inimigos políticos se abraçando. Pessoas aplaudindo tudo isso.
Deixar o povo falar e dar o bote político na hora certa é uma estratégia política que pode render bons frutos. É por isso não acredito nem em desculpas, nem em perdão e muito menos em aproximação de pessoas ou de dirigentes partidários para aparar arestas.
Bom domingo a todos.
Ari