FRAIBURGO

23 fevereiro 2014

200 Dias em Fumar!

Faz 200 dias que não fumo mais.

Neste período de abstinência pude constatar que o fumante:

a) Cheira mal: Todo fumante perde o olfato e por isso não percebe que ele próprio vai se transformando numa "coisa" mal cheirosa e desagradável. Aliás, todo fumante é muito fedido;

b) Come mal: Além do olfato todo fumante perde também o paladar e assim ele não aprecia mais as coisas boas que a "cozinha" lhe oferece. Além disso, o fato de sentar-se à mesa lhe proporciona a lembrança do cigarro, lhe vem a ansiedade e por isso come muito rápido porque quer fumar.

c) É escravo: Se priva de  certas  atividades - viajar, teatro, cinema, restaurante, clube - por que quer fumar;

d) É egoísta: Ao se satisfazer esquece que as pessoas ao seu redor podem se incomodar com seu vício - cheiro forte, ar impregnado.

Para ter sucesso nesta nova fase de vida, o fumante necessita descobrir que é preciso:

a) Desintoxicar: Retirando do organismo as impurezas ali inseridas pelo hábito de fumar, se sentirá mais fortalecido e apto a enfrentar os efeitos negativos da nicotina e dos outros produtos existentes no cigarro e consequentemente a síndrome de abstinência será cada vez mais leve e fraca, atacando  o organismo mais espaçadamente;

b) Mudar Hábitos: Sem a mudança de hábitos não conseguirá ir muito longe. Não se pode esquecer que o ambiente influencia as atitudes - mesa do bar, cafezinho, comer o salgadinho, beber, etc.

c) Eliminar Objetos: É muito importante eliminar do cotidiano os cinzeiros, isqueiros, piteiras e objetos que podem lembrar o cigarro. Isso porque eles podem lembrar constantemente do vício e se transformar em "gatilhos", influenciando negativamente o fumante quando este estiver na fase aguda da síndrome de abstinência.

d) Fazer ExercíciosFazer exercícios físicos, seja qual for, nos ajuda a manter o foco e não sentir os efeitos da síndrome de abstinência. Isso também nos ajuda a manter nossa saúde em dia.

e) Influências Negativas: Por incrível que pareça, existem pessoas que ficam ofendidas por que queremos mudar nossos hábitos. Frequentemente nos agridem e nos chamam de fracos. Quando não conseguem nos influenciar invertem a "guerrinha", nos dizendo que isso nada mais é que nossa obrigação, blá, blá, blá. Não sabem o quanto isso é difícil para nós e que, se aprendemos a fumar, foi por influência de pessoas como elas, "que ganharam para nos ensinar e nos viciar".

Como já escrevi neste blog, fumei durante 44 anos e, nos últimos 20 anos, fumava 3 carteiras de cigarros todos os dias. O Custo para manter aquele nefasto vício hoje seria de R$- 20,25 por dia ou R$- 607,50 por mês ou ainda R$- 7.391,25 por ano (Nestes 200 dias já economizei R$- 4.050,00). Se eu fizer uma conta simples poderia arriscar que gastei fumando o equivalente a aproximadamente 325 mil reais. Com esse dinheiro eu poderia ter uma bela casa, ou um apartamento, ou um barco, ou um carro ou melhor ainda: ter viajado com minha família pelo mundo, conhecendo lugares. Quanta burrice da minha parte. E isso sem falar que prejudiquei a minha saúde e a saúde dos membros da minha família, que indiretamente fumavam comigo.

Não quero ser "mais um ex-fumante chato", que acha que pode mudar o mundo. Minha intenção é só uma: informar aos fumantes que querem deixar o vício que isso é possível e que a maneira que encontrei foi como estou tentando descrever neste blog ao longo de todo este tempo. 

É importante destacar que para cada fumante deixar seu vício ele tem o seu próprio modo e seu próprio tempo. É preciso encontrá-los. E a nós, incentivar, torcer e respeitar.

Muito obrigado a todas as pessoas que tem me ajudado neste projeto, especialmente aos meus familiares, à minha madrinha Adriana Schizzi, a Assistente Social Marie Cristina Munaretto e ao médico pneumologista Dr. Eduardo Alves de Araújo.

Abraço a todos.

Ari
(Um ex-fumante feliz)

5 comentários:

  1. Parabéns, estou também nessa luta mas no meu caso são 20 dias até agora sem cigarros, tenho 31 anos e fumei durante 13 e posso imaginar fumar 44, o importante é que a decisão já foi tomada e é importante que ela se mantenha indefinidamente, somos ex-fumantes mas não ex-dependentes já que a dependência se mantém em estado de dormência e basta apenas um pequeno deslize para que ela volte, mas não será esse nosso caso porque o mais difícil que é parar já fizemos, agora é só nos mantermos firmes realmente. Muito sucesso sempre e novamente parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Rafael: É por aí amigo. Persistência e foco é o que nos segura a cada dia (um de cada vez). Parabéns pela sua atitude. Me deixe saber de sua evolução. É importante para me manter com foco nisso e tê-lo como exemplo. Conte comigo. Sempre!

      Excluir
  2. Olá Ari a 20 dias tomei essa decisão de parar de fumar, fumei durante 20 anos, vi no seu blog os 10, 20 e 30 dias sem fumar, deve ter sido muito dificil pra vc o meu esta sendo mais suave nos primeiros dias so trabalhava e dormia foi a minha estrategia, hoje com 20 dias percebo que ainda sofro com a dependecia psicologica do que organica força pra nos um abraço

    ResponderExcluir
  3. Eu é que agradeço pela sua confiança em nós Seu Ari. E o parabenizo pela sua força e dedicação. Aguardo-o sempre nos próximos grupos, para aquelas suas palavras de incentivo imprescindíveis.

    ResponderExcluir
  4. Oi também sou uma és fumante hoje faz 200 dias sem cigarros sim 200 não foi fácil chegar até aqui depois de um infarto no dia 22 de julho 2019 olhei pro meus filhos e esposo eu estava num leito de UTI falei senhor tenha misericórdia por eles não vou fumar mais também fumei por 40 anos infartei com 52 anos graças a Deus consegui sobreviver e parar de fumar acredite tudo é possível

    ResponderExcluir