Iniciaram hoje (06/02/2014), no PA Central da do Bairro Salete, as atividades do programa anti-tabagismo da Secretaria Municipal de Saúde, com o primeiro encontro dos 17 pacientes inscritos neste primeira turma de 2014.
O Programa é coordenado pelo admirável Dr. Eduardo Alves de Araújo, clínico geral e médico pneumologista e pela extraordinária Assistente Social Marie Cristina Munaretto.
O Programa é coordenado pelo admirável Dr. Eduardo Alves de Araújo, clínico geral e médico pneumologista e pela extraordinária Assistente Social Marie Cristina Munaretto.
Inicialmente o programa (totalmente gratuito), compreende 4 encontros presenciais semanais - toda quinta-feira, das 8 as 9 horas da manhã - e se realizam no auditório do Pronto Atendimento Central do Bairro Salete, onde os pacientes recebem todas as orientações, medicações e acompanhamento necessários para deixar de fumar.
Tive a oportunidade de participar destas orientações e consegui deixar de fumar depois de 44 anos fumando 3 maços de cigarros por dia, ao custo atual de R$- 20,25 por dia. Hoje fazem exatamente 184 dias que estou sem cigarro. Cada dia é uma nova etapa no tratamento. Cada dia é uma luta. Cada dia é uma vitória. Cada dia é motivo de grande alegria verificar que estou vencendo este vício nefasto.
Deixar de fumar é difícil e requer muita disciplina, disposição, mudança de hábitos e acima de tudo boa vontade por parte do dependente. Muitas vezes estes dependentes preferem continuar no vício para não passar por momentos de fissura e desconforto, porém esquecem que isso vai diminuindo a sua qualidade de vida, degradando e agravando cada vez mais a sua saúde e levando-o, em muitos casos, à morte.
Desejo a todos os 17 colegas iniciantes, que tenham um excelente tratamento e grande sucesso.
Contem comigo. Sempre!
Ari
(Um ex-fumante feliz)
Nenhum comentário:
Postar um comentário