FRAIBURGO

17 janeiro 2016

Teste de Reflexão Cognitiva

No seu livro “Davi e Golias” (Sextante), Malcolm Gladwell cita o Teste de Reflexão Cognitiva, que chama de “o teste de inteligência mais curto do mundo” – são apenas três perguntas.

O TRC, criado pelo professor da Universidade Yale Shane Frederick, “mede a capacidade de entender quando algo é mais complexo do que parece”, nas palavras de Gladwell.

Folha publicou uma entrevista em que ele defendia que não há mérito algum em ter nascido mais inteligente: “Quanta justiça há em ter nascido mais esperto?”

A nota no TRC é tão boa para prever em que universidade a pessoa vai estudar que poderia substituir o vestibular: os alunos do MIT, o Massachusetts Institute of Technology, umas das escolas mais prestigiadas do mundo, acertam em média 2,18 questões. Os alunos da menos gloriosa Michigan State University acertam 0,57 questões.

Mas não é só isso. Até os hábitos de leitura das pessoas com notas boas e ruins são diferentes. Enquanto 67% das pessoas com TRC baixo preferem a revista “People” (algo como a nossa “Caras”), 64% daqueles que têm TRC alto preferem a “New Yorker” (no Brasil, pense na revista “Piauí”). Não é de se estranhar, o TRC também tem correlação com a renda. (Ricardo Mioto - Folha).

Aguarde a resposta logo, logo, neste blog.

Um bom final de semana a todos.

Ari

Nenhum comentário:

Postar um comentário