FRAIBURGO

01 maio 2016

1.000 Dias Sem Fumar!

Amanhã, 02 de maio de 2016, estarei completando 1.000 dias sem fumar.

Com a imensa e inestimável ajuda do médico pneumologista Dr. Eduardo Alves de Araújo e da Assistência Social Sra. Marie Cristina Munaretto e depois de inúmeras tentativas infrutíferas de largar o cigarro, na manhã do dia 06 de agosto de 2013, tudo teve início.


Marie Cristina Munareto, Ari Antônio Guindani e Dr. Eduardo Alves de Araújo
Recordo que quando meus amigos me disseram que eu não iria conseguir largar o cigarro, fiquei muito decepcionado (com eles) e ao mesmo tempo preocupado de falhar mais uma vez.

A ajuda que recebi daqueles profissionais e o carinho vindo de meus familiares me ajudaram a buscar este momento delicioso de comemoração.

Existem dias que ainda tenho uma enorme vontade de fumar. Penso que se eu der apenas mais uma tragada ficarei mais feliz e os meus problemas serão resolvidos. Mas também sei que isso é uma grande mentira e que se eu fizer isso, nunca mais vou deixar de fumar e aí será o meu fim.

Meus instrutores me dizem que esta vontade couuntínua e eterna de fumar vai acontecer para o resto de minha vida, mas eu preciso ser mais forte do que a vontade de fumar. E eu estou sendo.

É muito importante para a minha saúde me manter longe do cigarro. 

Aprendi que estando longe do cigarro consigo respirar melhor e com isso produzir mais. Aprendi que consigo conviver com minha família sem a preocupação de estar cheirando mal e sempre me ausentando para poder fumar. Aprendi que hoje consigo ir ao estádio e assistir uma partida de futebol na íntegra ou ir a uma sessão de cinema ou teatro sem precisar sair no meio do evento para fumar. Aprendi que caminhar por uma hora, todos os dias, me faz bem e antes eu não fazia isso por que me faltava o ar. Aprendi que o cigarro mata, como tenho visto diariamente no Hospital Fraiburgo que é onde, alegre e feliz, hoje eu trabalho. 

Aprendi que viver assim é muito legal.

Hoje continuo indo ao Pronto Atendimento Central para receber conselhos dos profissionais que ali trabalham (e eu indico fazer isso, a todos os que estão neste processo de cura). Também é ali que encontro muitos amigos e consigo falar a eles da minha experiência positiva de deixar o cigarro de lado e com isso ajudá-los a deixar de fumar. Isso é gratificante. Para mim e para eles.

De agora em diante, com a ajuda que tenho recebido de meus instrutores, da minha família e dos meus verdadeiros amigos, espero continuar forte em busca de mais 1.000 dias sem fumar.

Muito obrigado a todos e um grande e afetuoso abraço.

Ari
Um ex-fumante feliz.

2 comentários:

  1. Sua filha Ariane Lúcia Guindani escreve:
    Quem nunca sonhou em ter um super herói em casa, daqueles com super poderes, com muita força e determinação?
    Pois é, eu tenho o meu! O meu PAI é o meu grande HERÓI!
    Ele é forte, determinado e tem super poderes pra ser o pilar da nossa família! Ele nunca mediu esforços pela minha felicidade e do meu irmão, pela segurança da minha mãe. Por muitos dias ele saiu trabalhar e voltou bem tarde, mas nunca deixou de acordar de madrugada pra me cobrir quando tava frio! Ele sempre foi forte, exigente, muito comprometido com a sua palavra! E já passamos por tantas coisas, tantas dificuldades... Quem esteve ao nosso lado sabe do que estou dizendo. E há 1000 dias ele surpreendeu de novo! Resolveu parar de fumar! Confesso que foi estranho, porque eu nunca tinha visto ele sem fumar, nunca nem imaginei que isso poderia acontecer, mas aconteceu e foi uma alegria sem tamanho!! E mais uma vez, o eu herói provou que pra ele tudo é possível! E ele conseguiu! E o que ficou pra filha caçula? Mais um exemplo de vida, mais uma demonstração de que tudo que a gente quer, a gente consegue!
    Que orgulho que eu tenho em ser sua filha! Que orgulho em ter você como meu PAI Ari Antonio Guindani!!!!

    ResponderExcluir
  2. Luz Marina Zapata Bleichvel escreve:
    Ari Antonio Guindani não sei quantos dias vão desde que tomei a decisão de parar de fumar no ano 2000, mas cada uma de tuas palavras me identifica, o mau cheiro, sair a cada instante para fumar, perder filme é assim por diante... E bom, de caminhar passei a correr e hoje faço 5 kms e não me falta o ar, Bju amigo e felizes mil dias e que venham mil mais!!!!!!!

    ResponderExcluir