FRAIBURGO

26 agosto 2017

Como a Alemanha pretende regular a 'ética' dos carros autônomos.

Uma das principais preocupações entre especialistas e agentes de governos é que as montadoras não ensinem ética aos seus carros autônomos. Ao passo que a chegada desses veículos no mercado parece cada vez mais próxima, o principal dilema envolvendo sua produção, por outro lado, não evoluiu na mesma velocidade da tecnologia.

Automóveis robotizados, que não precisam de motoristas, precisam ser pré-programados para decidir o que fazer em uma situação de acidente iminente. Minimizar o número de pessoas envolvidas ou proteger o passageiro? Quem compraria um carro que prefere matá-lo em vez de matar um pedestre desconhecido?

O governo da Alemanha é o primeiro do mundo a definir diretrizes federais que todos os carros devem seguir para poder circular em suas ruas — o que deve acontecer dentro de cinco anos, segundo estimativas do próprio governo.

Com isso, o país pretende incentivar outros governos a fazerem o mesmo o quanto antes, eliminando uma das principais barreiras para a produção desses automóveis.

O Ministro dos Transportes alemão Alexander Dobrindt anunciou a criação das novas regras, que envolveram uma comissão composta por especialistas em ética, direito e tecnologia.

Segundo a Reuters, a decisão final foi de que carros autônomos não deverão ser programados na fábrica para escolher entre uma ou outra pessoa em caso de acidente inevitável. Segundo Dobrindt, o software deverá escolher o cenário que machuque menos as pessoas envolvidas.

Para isso, os carros autônomos deverão estar preparados para destruir qualquer tipo de propriedade, e não poderão preservar a vida de animais se isso representar um risco a um ser humano. A lei também especifica que os softwares não podem fazer qualquer tipo de diferenciação entre pessoas, desconsiderando gênero, idade ou condições físicas.


Todos esses tópicos ainda serão revisados dentro de dois anos pelo governo. (Fonte: Nexo Jornal Ltda).

Um grande abraço a todos.

Ari

Nenhum comentário:

Postar um comentário