FRAIBURGO

24 agosto 2017

O que são endowments?

Os fundos patrimoniais são uma espécie de caixas paralelos que ajudam na sustentabilidade financeira de diferentes instituições. São criados a partir de doações privadas de pessoas jurídicas e físicas.

O dinheiro arrecadado deve ser mantido de forma perpétua pelo fundo. No Brasil, os endowments são mais comuns entre ONGs, mas podem ser aplicados a outros tipos de organizações, como hospitais, igrejas ou universidades.

Nos EUA, a prática é responsável por grande parte do financiamento das maiores universidades do país, como Harvard e Yale, por exemplo. No contexto americano, uma boa parte do dinheiro dos fundos universitários vem de ex-alunos. Empresas que buscam investir na educação, milionários filantropos ou qualquer pessoa que tenha a vontade de contribuir com o desenvolvimento do ensino superior também podem fazer doações.

Quem doou não tem nenhum tipo de poder de decisão sobre como o dinheiro será aplicado. A forma como o dinheiro do fundo é governado e aplicado depende do modelo adotado por cada universidade. Em geral, o capital dos fundos é controlado por um comitê gestor que o aplica no mercado financeiro. “A regra em geral é que você só pode usar os dividendos, o que é obtido por meio de aplicações”, e não o capital original. (Fonte: Nexo Jornal).

Um grande abraço a todos.


Ari

Nenhum comentário:

Postar um comentário