FRAIBURGO

28 maio 2015

Por Que Você Deve Comer Uma Castanha ao Dia

Uma pesquisa da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP comprovou que ouma unidade de castanha por dia é o suficiente para melhorar a produção de selênio no organismo. A principal vantagem disso é a melhora das funções cognitivas de idososcom comprometimento cognitivo leve (CCL), que é considerado um estágio intermediário entre o envelhecimento normal e as demências, como a Doença de Alzheimer.

Segundo a nutricionista e pesquisadora da USP Bárbara Cardoso, apenas uma unidade de castanha-do-brasil – ou castanha-do-pará como é mais conhecida – fornece 288,75 microgramas de selênio ao dia, aumentando o consumo desse mineral para além da recomendação diária (55 microgramas/dia), mas sem ultrapassar o limite tolerável de 400 microgramas.

A pesquisa foi feita com idosos de ambos os sexos, no Serviço de Geriatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (FM) da USP, 95% deles apresentavam deficiência em selênio. Para fazer os testes passaram a consumir uma castanha por dia pelo período de seis meses. Ao final desse tempo, todos deixaram de apresentar a deficiência. Também foi diagnosticada a melhora do domínio cognitivo, como a fluência verbal, capacidade de copiar desenhos, reconhecimento de figuras, entre outros.


Bárbara explica que o selênio atua no combate à formação de radicais livres e evita o declínio cognitivo, ou seja a perda de atenção, percepção, memória, raciocínio, juízo, imaginação, pensamento e linguagem, principalmente em idosos.
Gazeta do Povo/Viver Bem/Mais Idade - http://www.gazetadopovo.com.br/viver-bem/mais-idade/porque-voce-deve-comer-uma-castanha-ao-dia/

Um grande abraço a todos.

Ari

Nenhum comentário:

Postar um comentário