FRAIBURGO

08 julho 2015

Discurso de Sam Walton

O atendimento que atualmente nos é dispensado como consumidores que somos, por funcionários de alguns estabelecimentos comerciais, me deixa na mesma situação do abaixo narrado por um dos maiores empresários do mundo.

"Eu sou o homem que vai a um restaurante, senta-se à mesa e pacientemente espera, enquanto o garçom faz tudo, menos o meu pedido.

Eu sou o homem que vai a uma loja e espera calado, enquanto os vendedores terminam suas conversas particulares.

Eu sou o homem que entra num posto de gasolina e nunca toca a buzina, mas espera pacientemente que o empregado termine a leitura do seu jornal.

Eu sou o homem que, quando entra num estabelecimento comercial, parece estar pedindo um favor, ansiando por um sorriso ou esperando apenas ser notado.

Eu sou o homem que entra num banco e aguarda tranquilamente que as recepcionistas e os caixas terminem de conversar com seus amigos, e espera.

Eu sou o homem que explica sua desesperada e imediata necessidade de uma peça, mas não reclama pacientemente enquanto os funcionários trocam ideias entre si ou, simplesmente abaixam a cabeça e fingem não me ver.

Você deve estar pensando que sou uma pessoa quieta, paciente, do tipo que nunca cria problemas.

Engana-se.

Sabe quem eu sou?

EU SOU O CLIENTE QUE NUNCA MAIS VOLTA!

Divirto-me vendo milhões sendo gastos todos os anos em anúncios de toda ordem, para levar-me de novo à sua firma.

Quando fui lá, pela primeira vez, tudo o que deviam ter feito era apenas a pequena gentileza, tão barata, de me enviar um pouco mais de CORTESIA".

A cortesia na recepção e atendimento é tudo, o restante é lucro.

Sam Walton, fundador do WAL MART (A MAIOR REDE DE VAREJO DO MUNDO), fazendo a abertura de um programa de treinamento para seus funcionários.


Atrevo-me a complementar o ensinamento de Sam Walton: o bom atendimento, principalmente em tempos de crise, é a chave para atrair clientes, vender mais e continuar crescendo.

Abraço a todos.


Ari

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