FRAIBURGO

26 julho 2015

Manteiga Caseira

Quem explica, e ensina como fazer a manteiga caseira, é a nutricionista Camila Scarpatto.

Para preparar, é muito simples, basta usar creme de leite. Bata no liquidificador até que vire uma massa pastosa, com a aparência de manteiga mesmo. Passe em um coador para sair o soro do leite. O que sobrar é a manteiga caseira. Se quiser dar um toque especial ao sabor, Camila sugere acrescentar ervas ou uma pitadinha de sal.

Manteiga feita com creme de leite apresenta boa quantidade de cálcio e proteínas. 

Por Que a Manteiga Caseira é Mais Saudável?

De acordo com a nutricionista, como a manteiga preparada em casa é feita a partir do creme de leite, ela tem as mesmas propriedades que esse ingrediente: uma boa quantidade de cálcio, vitaminas A e D e alta concentração de gorduras e proteínas.

“E se você optar pelas versões light oferecidas pelas marcas de creme de leite, terá ainda menos gorduras”, ressalta Camila. Assim, se comparada às margarinas, que são de origem vegetal, feitas basicamente à base de gordura, a opção pela manteiga caseira é bem mais saudável, como assegura a nutricionista.

Nesse contexto, é importante saber que para manter a decisão de uma dieta saudável, a manteiga preparada em casa deve estar associada, da mesma forma, a alimentos saudáveis. Escolha pães leves e integrais para acompanhar esse alimento.

A manteiga caseira se torna indispensável à medida que pensamos no quanto ela pode substituir as margarinas comercializadas em grandes quantidades nos supermercados.

A margarina possui, em sua composição, altos níveis de óleos refinados poli-insaturados, conservantes e inúmeros compostos que fazem mal à saúde, sem falar nas tão temidas e indesejadas calorias.

E essa ideia de que a manteiga é uma opção mais saudável do que a margarina já se reflete no mercado. Conforme uma pesquisa feita pela Nielsen, houve uma queda de 2,9% nas vendas de margarina em 2012. O principal motivo para o declínio é a procura por produtos mais naturais.

Como Armazenar a Manteiga Caseira

Camila recomenda que a forma mais adequada de armazenar a manteiga preparada em casa é guardar na geladeira em temperatura abaixo de quatro graus centígrados. No que se refere à validade, a nutricionista explica que, de acordo com normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), produtos fabricados em domicílio têm prazo de validade de até sete dias.

E para poder variar e não enjoar, como alternativa saudável à manteiga caseira, Camila sugere os requeijões light. “Eles também são ricos em proteínas, cálcio, vitamina A, ferro e potássio”, explica.

Além disso, as versões light têm baixo teor de gordura, conforme a nutricionista que integra a equipe do Espaço Dom Quixote Clínica Transdisciplinar da Infância e Adolescência, com sede em São Leopoldo (RS). DOUTÍSSIMA/TERRA. 

Boa Semana

Ari

Nenhum comentário:

Postar um comentário