O termo
“lean” foi cunhado ao final da década de 80 em um projeto de pesquisa do Massachusetts
Institute of Technology (MIT) sobre a indústria automobilística mundial. A
pesquisa revelou que a Toyota havia desenvolvido um novo e superior paradigma
de gestão nas principais dimensões dos negócios (manufatura, desenvolvimento de
produtos e relacionamento com os clientes e fornecedores).
Naquela
época, a montadora japonesa não estava nem entre as dez maiores do mundo. Em
2009, a Toyota tornou-se a maior em volume de vendas, acumulando vitória após
vitória ao longo dessas décadas, mostrando as vantagens e benefícios do sistema
que desenvolveu. Não se trata de um conceito exclusivo da Toyota, podendo ser
aplicado por empresas de qualquer negócio e em qualquer país ou região. Deve
ser visto como um sistema de gestão para toda a empresa.
Lean
Thinking (ou Mentalidade Enxuta) é uma filosofia e estratégia de negócios
para aumentar a satisfação dos clientes através da melhor utilização dos
recursos. A gestão lean procura fornecer, de forma consistente, valor aos
clientes com os custos mais baixos (PROPÓSITO), identificando e sustentando
melhorias nos fluxos de valor primários e secundários (PROCESSOS), por meio do
envolvimento das pessoas qualificadas, motivadas e com iniciativa (PESSOAS). O
foco da implementação deve estar nas reais necessidades dos negócios e não na
simples aplicação das ferramentas lean.
As
práticas envolvem a criação de fluxos contínuos e sistemas puxados - baseados
na demanda real dos clientes - a análise e melhoria do fluxo de valor das
plantas e da cadeia completa - desde as matérias-primas até os produtos
acabados - e o desenvolvimento de produtos que efetivamente sejam soluções do
ponto de vista do cliente.
A adoção
dessa mentalidade tem trazido resultados extraordinários para as empresas que a
praticam, ainda que poucas empresas tenham conseguido replicar totalmente o
sucesso e a eficiência operacional alcançados pela Toyota. Originalmente
concebida como práticas de manufatura, a mentalidade tem sido gradualmente
disseminada em todas as áreas da empresa e também para empresas dos mais
diferentes tipos e setores, tornando-se efetivamente uma filosofia e uma
cultura empresarial.
Os
resultados obtidos geralmente implicam aumento da capacidade de oferecer os
produtos que os clientes querem, na hora em que eles precisam, aos preços que
estão dispostos a pagar, com custos menores, qualidade superior e lead
times mais curtos, garantindo, assim, maior rentabilidade para o negócio.(http://www.lean.org.br/o_que_e.aspx).
Abraço a
todos.
Ari
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