FRAIBURGO

05 novembro 2015

Novembro: Mês do Homem

Hoje estou publicando artigo escrito pelo Médico Dr. André Montenegro Pereira, que nos fala sobre a importância e sobre os aspectos importantes, que devem ser observados para se ter uma boa "saúde do homem". Ele assim nos ensina:

"O mês de Novembro é o mês da conscientização da saúde do homem.  É o mês que tentamos conscientizar a população masculina a ter cuidados com sua Saúde, e realizar os exames de rotina para diagnóstico e prevenção de doenças.

Mas porque os homens não se engajam para isso?

Primeiro vamos aos fatos:

A cada 3 pessoas que morrem no Brasil, 2 são HOMENS.

A cada 5 pessoas que morrem de 20 a 30 anos, 4 são HOMENS.

Vivem 7,2 anos menos em média do que as mulheres.

Em relação as causas do óbito:

Causas Externas (acidentes, violência física)

Doenças do coração (infarto, AVC)
Doenças mentais e sofrimento psíquico
Cânceres (pulmonar, próstata, pele)

Colesterol elevado
Pressão alta. (Hipertensão Arterial Sistêmica)

A maioria dos homens tem hábitos de vida inadequados, como tabagismo, etilismo, ingestão de alimentos hipercalóricos, gordurosos, refrigerantes, associado a uma má qualidade de sono e sedentarismo.  Sem contar que é em sua maioria trabalhadores braçais, motoristas, vigias, policiais. Trabalhos que exercem uma carga física e mental. Mas você percebeu que a maioria dos problemas acima poderiam ser evitados?

Mas porque isso não acontece?

O cuidado não é visto como uma prática masculina.

O homem por seu instinto natural é viril, forte, invulnerável e provedor.


Essas características são incompatíveis com a demonstração de sinais de fraqueza, medo, ansiedade e insegurança, representada pela procura aos serviços de saúde, o que colocaria em risco a masculinidade.

A maioria dos homens dão prioridade ao trabalho,  sendo que os serviços de saúde funcionam no expediente de trabalho, dificultando o homem ao acesso, além da não liberação de suas atividades para uma avaliação médica.

As maiorias das atividades laborais que o homem exerce podem comprometer o homem saudável e se não houver cuidado ele pode adquirir doenças osteomusculares e mentais.

Os Homens temem que, ao buscar um serviço de saúde para saber se a sua saúde vai bem, possam se deparar com diagnósticos de uma doença e ter de se tratar, isso causa no homem o medo de se expor ao médico.

E você? Cidadão, trabalhador, solteiro, casado, esposo, adulto, idoso, tem procurado o serviço de saúde?  Tem realizado sua avaliação e acompanhamento médico anualmente?

Não tenha medo de se expor. Procure seu médico.

Sua saúde agradece.

Dr. André Montenegro Pereira
Clinico Geral e Medicina Preventiva
CRMSC 19662"


De minha parte peço-lhes: vamos aproveitar o mês de novembro (novembro azul - nosso mês) e fazer as consultas e os exames de saúde rotineiros e necessários, para que tenhamos uma vida melhor e mais duradoura.

Um abraço a todos.

Ari 

Nenhum comentário:

Postar um comentário