Colaboração de Roberto Ari Guindani
Doutorando – UNESP-Sp
Desde muito tempo os líderes e os grandes pensadores mundiais já vem tentando resolver e discutindo os problemas do meio ambiente. Podemos citar rapidamente três grandes acontecimentos:
1919 – LIGA DAS NAÇÕES – Objetivo: 42 países assinaram uma declaração com o objetivo de garantir a paz no mundo após a I guerra mundial. Deste encontro surge a ONU em 1945.
1944 – CONFERÊNCIA DE BRETTON WOODS – Objetivo: Representantes de 44 governos se reuniram para estabelecer as bases para a reconstrução econômica da Europa devastada de II Guerra.
1972 – CONFERÊNCIA DE ESTOCOLMO – Objetivo: Foi então quando a ONU decidiu inaugurar a Primeira Conferência Mundial sobre o Homem e o Meio Ambiente.
No Brasil podemos dizer que com a Constituição Federal de 1988 assumimos a preocupação em termos um meio ambiente mais saudável e limpo a todos (inclusive as gerações futuras). O Artigo 225 da CF 88 descreve o seguinte:
Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.
Depois disso tivemos diversos encontros mundiais para discutir assuntos relacionados ao meio ambiente. Relatamos alguns aqui:
1992 – ECO-92 – Objetivo: Meios de conciliar o desenvolvimento sócio-econômico com a conservação e proteção dos ecossistemas da Terra. Surgiu a Agenda 21.
1997 - PROTOCOLO DE KYOTO – Objetivo: Constituiu-se no protocolo de um tratado internacional com compromissos mais rígidos para a redução da emissão dos gases que agravam o efeito estufa.
2002 – RIO+10 – Objetivo: Discutiram soluções já propostas na Agenda 21 primordial (Rio 92), para que pudesse ser aplicada de forma coerente não só pelo governo, e sim pelos cidadãos realizando uma agenda 21 local, implementando o que foi discutido em 1992.
2009 – COP-15 – Objetivo: Conferência das Nações Unidas que discutiu as Mudanças Climáticas.
Alem das citadas, tivemos muitos outros encontros e discussões sobre os assuntos. Cada grupo defendendo seus interesses e definindo suas metas sobre os assuntos que lhe eram convenientes. Deixar este assunto de lado é um erro que levará sim, consequências exponenciais as futuras gerações do mundo. Precisamos, no entanto, é continuar levantando essa bandeira verde em prol da preservação e conservação de todos e tudo que está envolvido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário