FRAIBURGO

24 fevereiro 2010

Comunicação na Era Digital - 3

Colaboração: Ariane Lúcia Guindani Publicitária - FAE - Curitiba-Pr arianeguindani@gmail.com

Este é o terceiro capítulo do artigo original Comunicação na Era Digital. Conforme lhes prometi, o mesmo será publicado em 4 etapas.

As Redes Sociais

É esta Web 2.0 dinâmica e interativa que proporciona cada vez mais ao marketing e a propaganda chegar a fundo às relações pessoais dos indivíduos. Sabem como iniciou? Rastreando as ocorrências de citações que uma marca possui na web graças aos disseminadores de conteúdo, os consumidores ou os famosos internautas, pois, “o verdadeiro poder da mídia social está na amplificação do boca a boca, na opinião autêntica, orgânica”[1]. O maior ganho oferecido pelas redes sociais é a possibilidade que as marcas tem de obter o feedback dos consumidores em relação aos novos produtos da marca, porém, acontece que nem todos os posts ou tópicos são escritos de forma positiva, e, de acordo com Werner[2], administrar as reclamações postadas por consumidores nesses endereços é bastante complicado. As ferramentas das redes sociais acabam não só oferecendo um novo canal até os consumidores, mas também reduzindo custos da organização com identificação dos usuários, repasse de informações, apresentações de novos produtos, enfim, inúmeras possibilidades de se conectar com seus clientes de forma prática. A vantagem das redes sociais como ferramenta de marketing é a separação dos usuarios por interesse, segmentando exatamente o publico alvo que se deseja atingir, por exemplo, em uma rede social pode existir determinado grupo que se interesse por uma marca, seja um clube de futebol ou alguma banda de rock, o que auxilia as empresas que desejam atingir um destes grupos de pessoas. Porem deve-se cuidar com a confiabilidade de algumas informações que circulam nas redes sociais, como por exemplo, se fosse feita uma pesquisa de idade em determinada rede, poderia encontrar erros nas pesquisas, pois algumas redes não permitem o cadastro de menores de idade, o que não impede que estes se cadastrem e utilizem o site.

Considerando que as ferramentas e recursos são inúmeros, abaixo listamos algumas redes sociais nas quais as presenças das marcas se encontram cada vez mais fortes, vejam as características básicas de cada um deles.

MySpace

Ao navegar pelas páginas do MySpace o usuário pode ouvir música, ler Blogs, trocar mensagens com outros usuários, assistir trechos de programas de TV e traillers de filmes, além de ler notícias atualizadas e acompanhar debates de políticos. Em uma entrevista para a EXAME Chris DeWolfe, criador do MySpace diz que segundo pesquisas os americanos passando 12% do seu tempo navegando no site MySpace.

Blog

Os blogs têm como principal característica a rápida atualização e edição das informações divulgadas. A estrutura do blog é vertical, sendo organizadas as postagens mais recentes de forma com que a ultima informação fique com uma maior visibilidade. Os principais usuários do blog o utilizam com diário online ou como um divulgador de noticias e idéias. No blog é possível postar imagens, links e comentários, o que garante a interação entre os usuários. Existem blogs dos mais diversos temas, como esporte, cinema, política, musica, entre outros, o que garante a diversidade dos usuários da ferramenta.

Twitter

Havi Brooks definiu o Twitter, no Fluent Self, como um bar, pois é onde as pessoas se encontram, encontram seus amigos, conhecem pessoas novas. Com essa idéia que empresas abriram suas portas ao Twitter, com a idéia de achar novos consumidores, como por exemplo, a submarino.com, que dispõe na sua pagina do Twitter diversas promoções do site. As empresas utilizam também para divulgação de suas marcas, enviando atualizações aos seus usuários. A Starbucks utiliza a caixa de sugestões na sua loja física e agora também via Twitter, onde as pessoas podem deixar suas reclamações e sugestões. O Twitter garante ainda mais a proximidade das empresas e seus consumidores, sendo um canal alternativo de atingir um publico cada vez maior, tendo em vista que o Twitter é hoje uma das maiores redes sociais. O Twitter possui funções como as do blog, podendo postar mensagens, links, noticias, fotos, entre outros. Essas ferramentas podem ser atualizadas em diversos locais, já que o site disponibiliza a função via SMS,pela Web e por outros softwares.

Facebook

O Facebook é um dos web sites de relacionamento pessoal de maior acesso entre os usuários, com mais de 120 milhões de usuários ativos. Mesmo não sendo o seu foco, o Facebook é o site que mais possui fotos publicadas por semana. O funcionamento do site é comum ao do Orkut, que tem seu grande mercado no Brasil, ao contrario do Facebook, onde sua maior força é os Estados Unidos. O site permite a criação de um perfil, colocando informações da pessoa, álbum para fotografias, e a interatividade através da troca de mensagens entre os usuários. As principais ferramentas do Facebook são “O Mural”, que é um espaço no perfil do usuário onde seus amigos postam mensagens para ele, os “gifts, que são pequenas imagens disponíveis para enviar junto as mensagens, o “market place”, que é uma espécie de classificados da rede Facebook, o Poke, que é uma forma de interação entre os usuários, a definição do “status”onde os usuários definem suas ações mais atuais, o Facebook vídeo, onde os usuários podem divulgar vídeos entre si, entre outros aplicativos.

Orkut

O Orkut é a rede social de maior numero de usuários no Brasil com mais de 23 milhões de usuários, e tem as mesmas características do Facebook, cujo principal função é promover encontros entre amigos na rede. O Orkut possui também as comunidades virtuais, de diversas categorias e temas, que funcionam como fóruns de discussão a respeito dos temas relacionados a cada comunidade.

Flicker

O Flicker é um web site de armazenagem e compartilhamento de fotos na rede, onde os usuarios podem mostrar suas fotos e vídeos para outros usuarios ou não do Flicker. Uma grande vantagem para os usuarios do Flicker é poder utilizar o site como um backup de suas fotos, caso venha a perde-las por algum motivo. No início, quando os primeiros sites de relacionamento começaram a crescer e ter destaque eram vistos apenas como uma brincadeira, ou mera curiosidade por parte dos adolescentes, mas atualmente as redes sociais como MySpace, Facebook e Orkut são as mais novas e importantes novidades presentes na grande rede, a web 2.0. No Proxxima, evento sobre mídia digital, Scott Pansky[3] fala sobre alguns dados referentes à mídia digital.

- 5 bilhões: número de minutos que as pessoas do mundo todo passam por dia no Facebook; - 1,9 milhão: número aproximado de Tweets publicadas diariamente no microblog; - 3,6 bilhões – Fotos no Flickr em junho de 2009

Esses números demonstram o cenário e o crescimento da mídia digital e alem disso, e o mais importante é entender que as estratégias digitais são essenciais para uma boa campanha de marketing.

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[1] John Bell, Diretor – geral de Influência Digital 360º da Ogilvy Public Relations Wolrdwide. [2] Carlos Werner, Diretor de marketing corporativo da Sansung. [3] da agência de marketing Allison & Partners

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