FRAIBURGO

09 fevereiro 2010

Comunicação na Era Digital

Colaboração: Ariane Lúcia Guindani
Publicitária - FAE - Curitiba-Pr
Este artigo será publicado em 4 etapas. Aí está a primeira.
INTRODUÇÃO
Não é de hoje que a Comunicação tem sido de primordial importância para as civilizações, com o avanço da tecnologia e a busca incessante de conteúdo, a Web 2.0 vem sendo uma ferramenta de extrema importância na comunicação mundial, pois é a partir dela que muitos usuários compartilham opiniões e muitas dessas opiniões são fundamentais para empresas direcionarem os seus serviços. Sendo assim, este artigo se iniciará levando em conta quatro interfaces na elaboração: A Era Digital, a Web 2.0, As Redes Sociais e Como as empresas podem se beneficiar com a Web 2.0. Na seção 1 será abordada a Era Digital, na qual consiste em explicar de forma geral as transformações de todos os setores em função da Nova Era. Na seção 2 será explicado mais profundamente o que é a Web 2.0 e como é feita a distribuição dos conteúdos gerados na internet. Na seção 3 será apresentado as Redes Sociais diante do novo cenário virtual, bem como quais ferramentas existem e de que forma elas serve de interatividade entre as pessoas. Na seção 4 será analisado as empresas e a interatividade da Web 2.0, assim como será apresentado a situação do mercado atual e de que forma as empresas podem se beneficiar com a Web 2.0, e por fim, será apresentado 3 exemplos de empresas brasileiras nas quais não estão sabendo utilizar essa ferramenta como um diferencial competitivo. Assim, basicamente, este estudo será desenvolvido com pesquisa bibliográfica e espera-se que seja de extrema contribuição para a pesquisa do meio acadêmico e também para o aproveitamento e crescimento dos autores. 1 A ERA DIGITAL Antes da web 2.0 as comunicações das organizações eram comandadas pelos seus líderes ou pelos programadores de sites. Os tempos mudaram e continuam em transformação, e essas mudanças que acontecem não são somente no setor econômico e político, atualmente a era digital vem comando o espaço no mundo. É preciso estar atendo para acompanhar essas mudanças e seguir as tendências que o mercado exige, já que se trata de um novo perfil de consumidor, onde seu comportamento muda com frequência. Segundo Kavinski (2009, prefácio), o conceito de consumidor começa a perder seu significado original: passamos de consumidores a influenciadores e a multiplicadores. Seguindo esse conceito, as organizações precisam se adaptar constantemente e concentrar-se no comportamento do seu cliente. Ao mesmo tempo em que ele tem o poder de derrubar uma marca ou empresa ele pode fazer com que ela seja cada vez mais conhecida. Para Telles (2009, p. 23), o comportamento da geração digital é fortemente influenciado pela evolução tecnológica, com a entrada da tecnologia de informação que transformou nosso dia a dia. Isso porque essa nova era permite que isso aconteça através de sites onde o próprio consumidor opina, nos sites de relacionamentos e também a interatividade que a web 2.0 oferece para seus usuários. Com esse novo cenário de transformações tecnológicas e comportamentais, Kavinski afirma: As empresas deixam de serem as detentoras de seus próprios produtos e da comunicação, essa tarefa agora se mistura e se confunde no novo papel dos consumidores. Para atender às necessidades do novo consumidor, precisamos não só ouvi-lo, mas estar preparados para criar produtos cada vez mais passíveis de transformações, produtos que com o tempo talvez nem se prestem mais para as suas finalidades originais. Isso vale para tudo, para conteúdo, produtos e mídia. (KAVINSKI, 2009, p. 10) Atualmente nesse cenário assustador, as empresas ou organizações que não estão preparadas vão enfrentar muitos desafios para adaptar sua comunicação e para atender esse novo consumidor. Ao mesmo tempo esses desafios se tornam oportunidades de estar à frente com as exigências da nova era digital e tem a oportunidade de estar ligado às novas tendências e tecnologias que facilitam a comunicação da organização, criando um ambiente interativo entre empresa e cliente. São nesses contextos que entra a importância de usar as estratégias de marketing de relacionamento com seus consumidores, para saber melhor o que eles buscam, quais são suas preferências, e isso está cada dia mais fácil com as novas ferramentas, como redes sociais, sites de opiniões, SEM (Search Engine marketing) e SEO (Search Engine Optimization), e não só na internet as ferramentas de comunicação estão também nos celulares, nos smartphones multifuncionais e na TV digital. A geração digital busca novos caminhos, novos espaços e é essa geração que comanda e influência no comportamento das empresas. E ainda, A geração digital quer mobilidade e interatividade. Não é à toa que o chavão do móbile marketing é “anytime, anyplace, no matter”, ou seja, a qualquer tempo, em qualquer lugar, sem problema. Para atingir essa geração esqueça o horário nobre, aliás, o meu horário nobre sou eu quem faço, quando tenho tempo. Os novos consumidores exploram as propriedades de troca de horários, que tornam a veiculação fixa uma veiculação verdadeiramente sob demanda. (TELLES, 2009, p.21) A web 2.0 tem força suficiente para colaborar com esse novo cenário e já se fala até em web 3.0, com esse avanço ainda virão muitas surpresas para as organizações e os usuários e para Telles, (2009, P. 119) novas mídias serão criadas, comportamentos serão modificados, mas a diferença no marketing e na comunicação sempre será a presença da grande ideia. Cabem as empresas se adequar nas mudanças do futuro, a concorrência entre as mídias do futuro estão cada vez mais acirradas, entende-se essas mídias como, internet, os celulares multifuncionais e os fabricantes de TV, todos eles estão correndo para desenvolver a tecnologias perfeitas, e não se pode esquecer que quem vai comandar essas novas tecnologias é o usuário final.

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