FRAIBURGO

17 fevereiro 2010

Comunicação na Era Digital - 2

Colaboração: Ariane Lúcia Guindani
Publicitária - FAE - Curitiba-Pr arianeguindani@gmail.com
Este é o segundo capítulo do artigo original Comunicação na Era Digital. Conforme lhes prometi, o mesmo será publicado em 4 etapas.
2 WEB 2.0 Dentro do contexto da Era Digital, observamos a chegada de inúmeras ferramentas disponíveis, várias tecnologias que influenciam diretamente as organizações nas formas de anunciar e fazer negócios.
Estamos em um mundo em constante mudança, e com a expansão da Internet e a maior facilidade de chegar ate ela, vimos ela mudar de forma ao longo dos anos , e sendo somente no ano de 2004 a primeira vez que se ouvi falar dela pela O’ Reilly media e pela Medialive Internetional , a partir deste momento vários veículos e portais especializados no assunto começaram a falar da Web 2.0 e assim se popularizando rapidamente .
Como uma profunda mudança na maneira de ver esta nova Web, temos um quadro feito clássico, elaborado por Tim O'Reilly que mostra de maneira bem clara as diferenças de como era os recursos mais conhecidos e como eles são apresentados atualmente:

Mas como podemos ver no quadro acima, as mudança foram várias e poderíamos continuar esta lista de forma a apresentar toda a evolução. Segundo O’Reilly ( DEhh ) ” Se uma parte essencial da Web 2.0 é tirar partido da inteligência coletiva , transformando a Web em uma espécie de cérebro global, a blogosfera equivale a um constante bate-papo mental que tem lugar na parte frontal do cérebro , a voz que todos ouvimos em nossas cabeças.” , podemos dizer então que o centro das ideias e conceitos não esta mais preso , ele esta difundido e espalhado por todos que queiram compartilhar ele ou mostrá-lo.
Na era web 1,0 , todo conteúdo disponível na rede de computadores, era idealizado por uma pessoa ou um grupo, na sequência que era criado o conteúdo dele era disponibilizado e tinha que ser guardado em um servidor geral, um local longe e armazenado em grandes computadores e servidores , com a Web 2,0 esta barreira se quebrou, não sendo mais necessário um único lugar remoto para arquivamento destas informações, e sim toda a rede seria um grande servidor de conteúdo e ideias .
Com esse avanço podemos fazer as informações correr mais rápidas através de novas ferramentas, não sendo mais necessário um servidor de um site como mp3.com para disponibilizar as musicas e sim uma ferramenta como o já não utilizado Napster, ou ate mesmo o Bittorrent, que facilita a troca rápida de informações entre usuários. Este tipo de exemplo se aplica a quase todas as formas de comunicações via Web que usamos, conhecemos e somos atingidos .
Esta nova forma de ver a Web, sem eixo, sem uma pessoa responsável para prover as noticias, idéias, e temas diversos, pode fazer as pessoas participarem ativamente dela, como consumidoras e produtoras de conteúdo , a cada momento a rede está sendo atualizada com diversos assuntos, como veremos mais a fundo no próximo tópico que ira mostrar o grande crescimento das redes sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário