FRAIBURGO

06 setembro 2012

Louis Zamperini

Nascido em 26 de janeiro de 1917 em Olean, Nova York, Louis Silvie Zamperini, é o segundo filho do casal Anthony e Louise Zamperini. Em 1919, ainda bebe e junto com seus pais e os irmãos Pete, Virginia e Sylvia, mudou-se para a cidade de Torrance na Califórnia. Filho de italianos, não sabia falar inglês quando iniciou seu período escolar e, por isso, era motivo de chacota de seus colegas.


Criança possuidora de uma energia extraordinária, utilizava-a para praticar todas as molecagens e brigas possíveis e inimagináveis. Quando adolescente mudou o foco e utilizava esta mesma energia para a prática de esportes, vindo a representar os Estados Unidos, na olimpíada de 1936 na Alemanha.


Quando a segunda guerra mundial explodiu, alistou-se na aeronáutica e como tenente aviador participou de diversas ações de combate, até que em maio de 1943, seu avião foi abatido em alto mar. Conseguiu salvar-se da queda juntamente com 2 colegas aviadores. Montados em botes salva-vidas vagaram por 47 dias em alto mar, sem água e sem comida, quando foram capturados pelas forças japonesas.

Feito refém de guerra, Zamperini viveu em vários campos de concentração no Japão onde, além dos trabalhos forçados, era maltratado diariamente. Recusou-se terminantemente a morrer em muitas ocasiões.

Com o fim da segunda guerra foi libertado e voltou sua vida para a defesa dos direitos humanitários e ao esporte.


Hoje aos 95 anos Zamperini ainda continua participando de inúmeras molecagens, coisa que mesmo na guerra nunca abandonou e praticando esportes, só que agora radicais. Possui um senso de humor inacreditável como pode se observar na foto abaixo:


John Naber e Zamperini

Zamperini é um bom exemplo de tenacidade e vontade de viver.

Abraço a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário