FRAIBURGO

08 setembro 2012

Rosa Parks

Rosa Louise McCauley,conhecida mundialmente como Rosa Parks,  nasceu em 04/02/1913 em Tuskegee, Alabama  EUA)e faleceu em Detroit, Michigan(EUA) em 24/10/2005, em decorrência do mal de Alzheimer. Negra típica americana, foi trabalhadora em fazendas e costureira até se tornar famosa. 

Aos 42 anos,em 01 de dezembro de 1955, aos 42 anos, entrou num ônibus em Montgomery, no Alabama, para voltar para casa. Estava sentada, e recusou-se a ceder seu lugar para um branco. O motorista mandou-a levantar-se ou iria chamar a polícia. Ela respondeu que chamasse.
 
Fonte: tvanetwork.blogspot.com

A segregação racial imperava e era permitida nos Estados Unidos daquela época. Os negros não podiam se movimentar livremente e o acesso aos serviços públicos eram priorizados aos brancos. Rosa Parks foi presa e multada.

A comunidade negra, coordenada pelo reverendo Martin Luther King Jr. aproveitando o ato de Rosa  desencadeou um boicote em massa,  contra as companhias de ônibus e o comércio local. 

Este boicote durou 381 dias, causou enormes prejuízos ao comércio local e às companhias de transportes e só terminou com o julgamento pela Suprema Corte Americana.

Humilhada e perseguida teve que sair do Alabama em 1957, mas já então, considerada a mãe/simbolo  dos direitos civis dos Estados Unidos e, fazendo parte das mais respeitadas organizações que lutam pela igualdade racial dos EUA, especialmente a NAACP - Associação Nacional para o Progresso de Pessoas de cor.

Foi agraciada ainda em vida pelas mais altas e honrosas medalhas concedidas a um civil pelo Governo dos EUA. Em 2000 foi inaugurado o Museu com seu nome em Montgomery.

Abraço a todos e bom final de semana. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário