Farmacêutico alemão começou a fazer fortuna ao
juntar farinha, leite e açúcar num produto fácil de preparar.
É difícil imaginar que a desnutrição
infantil seja um problema para a Suíça, que ostenta o terceiro maior IDH do
mundo em 2015. No século 19, porém, os índices de mortalidade de bebês e
crianças eram altos em algumas regiões do país. Para combater o problema, um
farmacêutico chamado Henri Nestlé passou anos desenvolvendo algo que
substituísse o leite, e criou a Farinha Láctea. O produto rapidamente virou um
sucesso mundial e lançou as bases para uma das maiores empresas do ramo de
alimentação.
Nascido em 1814, em Frankfurt, o
alemão Heinrich Nestlé foi o 11º de 14 filhos de Anna-Maria Catharina Ehemant e
Johann Ulrich Matthias Nestlé, vidraceiro que havia herdado o negócio do pai. O
jovem, porém, estava decidido a não trilhar o mesmo caminho, e aos 18 anos tornou-se
aprendiz de farmacêutico.
Após terminar o treinamento, em 1836,
mudou-se para a cidade de Vevey, em uma região da Suíça com influência
francesa, onde adquiriu uma indústria especializada na produção de óleo de
nozes, combustível das lamparinas da época. Num sinal de apreço à cultura do
novo país, adotou um nome mais familiar aos falantes de francês: Henri Nestlé.
Nos primeiros anos de operação da
fábrica, fez desde cimento até limonadas e água mineral. Na década de 1850,
aventurou-se na produção de insumos para iluminação a gás e fertilizantes.
Encontrou o caminho ideal ao se
debruçar sobre as altas taxas de mortalidade de crianças na região de Vevey,
que, avaliava o empresário, deviam-se em grande parte à falta de leite de vaca
fresco. Testou algumas fórmulas até chegar, em 1867, a um substituto que
considerou eficiente: mistura entre leite de vaca, farinha de trigo e açúcar.
Outros preparos eram usados para
suprir a carência de nutrientes entre as crianças, mas a criação de Nestlé
tinha como diferenciais a facilidade no preparo (bastava acrescentar água
fervida) e o fato de retirar o amido da composição, facilitando a digestão e a
aceitação entre as crianças.
Convencido da qualidade do produto, dedicou-se
a divulgá-lo, distribuindo panfletos a médicos e farmacêuticos. A Farinha
Láctea rapidamente virou sucesso de vendas na Europa. Em 1868, a Nestlé já
contava com escritórios de venda em Reino Unido, França e Alemanha. No ano
seguinte, o produto chegava aos Estados Unidos.
Quando Nestlé resolveu vender a
empresa a seus parceiros, em 1875, a marca já era conhecida em várias partes do
mundo, como Argentina, Austrália e Egito. Após se desfazer do negócio, viveu em
retiro na região suíça de Montreux Glion até falecer, em 1890, vítima de um
ataque cardíaco.
A companhia por ele fundada continuou
crescendo e ampliando suas atividades. Construiu e comprou fábricas em outros
países da Europa. Incorporou novos produtos, como leite condensado, chocolate
ao leite e café instantâneo. Hoje, a Nestlé é considerada a 43ª marca mais
valiosa do mundo, avaliada em US$ 247 bilhões pela revista Forbes, e emprega mais
de 330 mil pessoas. (Fonte: PrimaPagina).
Um grande abraço a todos.
Ari
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