FRAIBURGO

13 fevereiro 2016

Pneumotórax - Parte II

Quais as causas?: 

Existem várias causas para o surgimento do pneumotórax. Dentre as mais importantes, estão: 

   Doenças pulmonares obstrutivas como a asma, enfisema pulmonar e bronquite crônica.  

   Traumas torácicos em acidente por arma de fogo (tiro) ou acidente por arma branca (facada), causando o pneumotórax traumático. Outros objetos também podem perfurar o tórax, levando ao mesmo resultado.      


   Aqueles que aparecem após procedimentos cirúrgicos ou outros procedimentos médicos (muitas vezes buscando o diagnóstico de doenças ou tentando amenizar sofrimento causado por estas), como a respiração artificial, por exemplo, utilizada em Unidade de Tratamento Intensivo nos pacientes com sofrimento respiratório, que pode levar ao chamado pneumotórax iatrogênico. Contudo, o pneumotórax iatrogênico não é frequente.  Infecções graves do pulmão como pneumonias ou tuberculose.  

Figura Representativa do Pneumotórax
Há indivíduos em que o pneumotórax surge pela existência de uma bolha de ar no pulmão, formada durante o desenvolvimento pulmonar, que, ao se romper, causa o problema. Este é chamado de pneumotórax espontâneo primário.  De forma semelhante, alguns tabagistas, ao longo de vários anos fumando, formam bolhas de ar (bolhas de enfisema), que podem romper, levando ao espontâneo secundário.   

Como o médico faz o diagnóstico?: 

O diagnóstico do pneumotórax deve ser suspeitado a partir da história clínica e dos sintomas do paciente. Se o pneumotórax for volumoso, é possível detectá-lo apenas com um exame físico bem feito .   Isso é importante nos casos de pneumotórax hipertensivo que ocorrem fora do ambiente hospitalar, como após acidentes automobilísticos. Neste caso, o médico pode fazer o diagnóstico através da auscultação do pulmão do paciente e iniciar os procedimentos de emergência para descompressão do pulmão sem a necessidade de exames complementares.  Nos casos de um pneumotórax de pequeno volume, pode ser difícil fazer o diagnóstico com certeza apenas pelo exame físico. Nestes casos, o diagnóstico costuma ser confirmado através de exames de imagens, como o rx.  

Como se trata?:

A meta do tratamento é remover o ar do espaço pleural e prevenir sua recorrência.  O tratamento será definido baseando-se no tamanho do pneumotórax , causa deste e na gravidade dos sintomas causados por ele e outras enfermidades associadas.  Como tratamento, o médico poderá optar pela colocação de um dreno no tórax – um tubo de látex entre as costelas fica conectado a um frasco coletor que retira o ar do local anormal ou fazer uma  cirurgia para a correção também pode ter  a conduta expectante supervisionando o paciente e esperando o ar ser absorvido por si novamente.
  
Como prevenir?:  

Evitar o tabaco, redução da violência urbana, acidentes de trânsito. A maior parte dos casos de pneumotórax tem como desencadeante o cigarro. Portanto, a primeira medida de prevenção é parar de fumar. 

Depois do primeiro episódio de pneumotórax espontâneo, o indivíduo tem 40-50% de chances de desenvolver novo episódio. Este é mais um motivo para abandonar o fumo.

Um grande abraço a todos e bom final de semana.

Ari                                                                                                                              

Nenhum comentário:

Postar um comentário