FRAIBURGO

12 fevereiro 2016

Pneumotórax! - Parte I

Agradeço a colaboração da Médica Interna Dra. Ana Paula Lazarotto, que hoje contribui com um artigo muito importante para a saúde de todos nós: o pneumotórax.


Pneumotórax - Parte I


O que é?:

Um pneumotórax (pneumo = ar) é exatamente o que seu nome diz, “ar no tórax”.

É o acúmulo anormal de ar entre o pulmão e a pleura que é a membrana  que reveste internamente a parede do tórax. É uma entidade clínica frequente que apresenta diversas peculiaridades, tanto em sua apresentação clínica quanto no seu tratamento.

O que acontece?

O pneumotórax ocorre quando há uma lesão da pleura e o ar que deveria estar apenas no dentro do pulmão, começa a vazar para a cavidade torácica.

O ar, ao entrar entre o pulmão e a parede torácica, pode comprimir o pulmão e causar dificuldade para respirar. Além disso, quando o pneumotórax é grande, ele pode fazer com que o coração se desloque, levando a alterações nos batimentos do coração e, até, à morte.

Sintomas:

O principal sintoma do pneumotórax é uma súbita dor torácica de grande intensidade associada à dificuldade para respirar. O paciente costuma estar muito ansioso, pois a dor piora ao inspirar, o que leva a um imenso desconforto.

Dor torácica ,tosse ;disnea (falta de ar);agitação; fadiga taquicardia ;coloração azulada da pele (cianose) devido à falta de ar;

De uma maneira geral, os sinais e sintomas supracitados variam conforme a magnitude do pneumotórax, ou seja, depende do volume de ar acumulado no espaço pleural. A dor é aguda, tipo pontada, persistente, no lado afetado do tórax. Já a tosse é seca e irritativa, podendo piorar a falta de ar.

Como pode ser classificado:

Pode ser classificado como: espontâneo, traumático ou iatrogênico.

O pneumotórax espontâneo pode ser dividido em primário ou secundário, sendo:

Primário: aquele onde não se identifica uma doença pulmonar concomitante;

Secundário: quando existe uma doença pulmonar associada, como o enfisema pulmonar, por exemplo.

O pneumotórax traumático é aquele que resulta de um traumatismo na região do tórax – ferimentos por faca, punhal, tiro de arma de fogo, pancadas por atropelamentos ou outros.

O pneumotórax iatrogênico acontece como resultado de algum procedimento médico. Um pneumotórax iatrogênico pode ocorrer após a tentativa de se acessar uma veia do tórax ou do pescoço, por exemplo.

Além disso, pode-se classificar o pneumotórax como aberto ou fechado quando existir ou não comunicação do espaço pleural com o ambiente.

Quanto a sua magnitude, ele pode ser classificado como grande – distância entre o pulmão e a parede torácica maior que 3 centímetros – ou pequeno quando esta distância for menor que 3 centímetros. (continua na próxima publicação)

Um grande abraço a todos.

Ari

Nenhum comentário:

Postar um comentário