FRAIBURGO

25 fevereiro 2016

Desenfrai: Palestra com Ulrich Meier

Consultor Alemão: Ulrich Meier
(Foto: Viridiane Mohr)
Neste dia 24/02 tive a grande honra de participar de um dos maiores eventos que Fraiburgo já promoveu nestes últimos meses: a reunião do Desenfrai, com a presença de autoridades, empresários e gestores locais, para ouvir a palestra de um grande especialista em Desenvolvimento Econômico Local, Sr. Ulrich Meier, responsável direto da implantação do Conselho de Essen-Alemanha, cidade com 570.000 habitantes, em funcionamento há 22 anos.


O palestrante Sr. Meier informou que em sua cidade funcionaram até há alguns anos, 22 minas de carvão, utilizado na indústria e no aquecimento dos lares daquela região. Como as minas já ultrapassavam 1.000 metros de profundidade, o custo da extração era muito alto e como as importações de centros produtivos como China, Estados Unidos e Brasil, mesmo com o frete, se tornaram mais atrativas, decidiu-se pelo fechamento destas minas. Este processo ocasionou grande desemprego na cidade e região.

Com a implantação do Conselho de Essen, a sociedade local, junto com o poder público, iniciou tratativas para solucionar estas e outras questões. Foram eleitas ações que possibilitavam a absorção de grande quantidade de mão de obra existente, dentre outras: a recuperação de prédios religiosos, a criação de uma grande incubadora de empresas e a implantação de projetos culturais. 

Quando em funcionamento, estas ações começaram a gerar receitas próprias com o turismo, com a prestação de serviços, com o desenvolvimento de novos produtos e com a movimentação da própria cidade.
Prefeito Ivo Biazzolo
 e Consultor Urich Meier
(Foto: Viridiane Mohr)

Os recursos oriundos de todas estas ações sempre são reaplicados no próprio sistema, de maneira que sempre existam recursos para a multiplicação de outras ações necessárias.

Todos os membros do Conselho de Essen trabalham de forma gratuita. São executivos cedidos por empresas, que fazem questão de ajudar no processo porque entendem ser seu dever participar da discussão das ações necessárias para a comunidade, como sua grande missão.

Recebi deste espetacular consultor alguns ensinamentos que levarei em conta sempre que eu estiver discutindo a prática de uma ação:

    a) Para a solução dos problemas as pessoas precisam se conhecer, as pessoas precisam se respeitar e as pessoas precisam se entender.

  b) Numa reunião de trabalho as pessoas precisam ter o poder de decidir.

   c) Respeitar a opinião dos colegas sempre, mesmo quando este estiver ausente.

     d)Dar tudo de si para o melhor de todos.

Acho que ao final da palestra todos os presentes saíram dali tocados pelo espírito de união e com a certeza de que, com boa vontade, companheirismo e um pouco de criatividade, os nossos problemas podem ser resolvidos.

Fraiburgo ganhou muito neste dia 24 de fevereiro de 2016.

Obrigado ao Sr. Ulrich e seus colegas. Obrigado Desenfrai pela bela oportunidade.

Um grande abraços a todos.

Ari

Nenhum comentário:

Postar um comentário