FRAIBURGO

26 outubro 2017

Ela não sabia o que era "Liberdade"!

Yeonmi Park, puxada pelas mãos de sua mãe, fugiu da Coreia do Norte com 13 anos de idade.  No livro “Para Poder Viver” (Companhia das Letras – 2016) ela relata as atrocidades sanguinárias, cometidas pelo governo central no dia a dia de seu pais natal.

Capa do Livro: Para Poder Viver

Yeonmi não sonhava com a liberdade porque não sabia o que era isso, mas sua família sabia que fugir era a sua única maneira de sobreviver às doenças, à fome e à repressão constante e permanente. Precisava lutar pela vida.

Ela inicia narrando como era a vida em sua infância no país mais sombrio do mundo. Em seguida, testemunha sua fuga, aos treze anos, pelo submundo chinês de traficantes e contrabandistas. Seu périplo pela China através do deserto de Gobi até a Mongólia, guiada pelas estrelas, em direção à Coreia do Sul.

Ela nos mostra quanto e como a corrupção e os interesses individuais, quando colocados à frente dos interesses coletivos, são prejudiciais a todos os cidadãos de uma comunidade. 

Antes de atingir a maioridade, Yeonmi acumulou experiência suficiente para encantar as gerações do mundo inteiro, relatando as suas experiências, denunciando a violência cometidas pela ditadura Norte-correana e contribuindo com a organização Liberty in North Korea (LiNK), que resgata refugiados norte-coreanos na China, para restabelecê-los na Coreia do Sul e nos Estados Unidos.

Yeonmi Park hoje vive em Nova York. Vale muito ler seu livro.

Um grande abraço a todos.

Ari

Nenhum comentário:

Postar um comentário