O congestionamento de carros e pessoas é recorrente em
cidades. A organização desse tráfego, porém, nem sempre foi organizada tal como
a conhecemos hoje. Durante o século 19, em Londres, as carruagens com cavalos
eram um dos principais meios de locomoção que se popularizou.
Foi nesse período
que o semáforo foi inventado. De acordo com teorias da época, tudo começou em
1865, quando o engenheiro John Peake Knight abordou um comissário de polícia
com um projeto. Knight pensou em uma invenção capaz de organizar e evitar
acidentes de trânsito em Londres. Durante o século 19, a invenção de Knight foi
pensada para organizar as carruagens puxadas por cavalos, que passaram a lotar
as ruas de Londres antes da popularização dos carros.
O semáforo de
Knight era manipulado por guardas de trânsito, que se revezavam em turnos para
operá-lo. Um mês após o início de seu funcionamento, aconteceu um acidente. Um
vazamento de gás de uma das lâmpadas explodiu, matando um dos policiais que
gerenciava a invenção, como conta o site Artsy.
Após o acidente, os inventores
da época desistiram da ideia de Knight e só a retomaram em 1910 quando o
americano Ernest Stirrine idealizou outro projeto para o semáforo. Ele
patenteou a ideia, que passou a ser usada para organizar o trânsito dos carros
na cidade de Chicago, nos Estados Unidos.
A invenção de Stirrine consistia em
um semáforo de duas torres, com os escritos “proceed” (continue, em português)
e “stop” (pare, em português) que girava a partir de uma manivela, sem
combustível ou eletricidade.
Após a ideia inicial de Knight, dezenas de invenções surgiram
no século 20. Muitos engenheiros chegaram a patentear seus projetos e é por
isso que existem tantos outros tipos de semáforo a depender do local.
O título
de primeiro semáforo eletrônico não é certo. Mas uma das teorias mais bem
aceitas é de que o responsável pela criação foi o policial Lester Farnsworth
Wire, em 1912.
O semáforo de Lester é o que mais se assemelha com o que usamos
nos dias de hoje: seu design é de uma torre acoplada a uma caixa de metal com
apenas lâmpadas de duas cores: uma verde e outra vermelha. Para evitar mais
acidentes, a cor amarela foi implantada anos depois.
Aprimorado com o passar do
tempo, outras invenções foram surgindo para facilitar e organizar o trânsito
nas cidades. De acordo com o Departamento de Transporte dos Estados Unidos, o
semáforo para o pedestre começou a ser testado em 1930.
Patenteado pelo
americano John S. Allen, sua invenção consistia em uma mão aberta que acendia a
palavra “walk” (ande, em português) e “don’t walk” (não ande, em português).
Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, o bairro do Brás, em
São Paulo, foi o primeiro a receber um semáforo no estado. Instalado em 1935, a
invenção chegou quando a indústria automobilística se popularizou e o número de
acidentes crescia no país. (Fonte: Naiara Albuquerque - https://www.nexojornal.com.br/expresso/2017/10/20/Qual-a-origem-do-primeiro-sem%C3%A1foro-de-tr%C3%A2nsito-no-mundo).
Um grande abraço a todos.
Ari
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